4 previsões de especialistas para o mercado jurídico de 2021

Compartilhe este conteúdo

O portal jurídico Artificial Lawyer convidou renomados especialistas para prognosticar o mercado jurídico de 2021. Embora as previsões sejam vinculadas a realidades diversas da nossa, refletindo a cultura norte-americana e europeia, muitas das tecnologias referidas já estão sendo utilizadas, aprimoradas e comercializadas no Brasil.

Confira, então, as previsões para 2021:

1. Os serviços jurídicos serão mais humanos

Conforme Electra Japonas, CEO da The Law Boutique, em 2021 veremos uma forma mais humana de fornecer os serviços jurídicos. Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos devem implementar os princípios do Design Thinking em seus documentos jurídicos. O objetivo será tornar a leitura e compreensão das informações menos entediante.

o mercado 01

2. Soluções de IA para gerenciar contratos serão mais presentes

De acordo com Noah Waisberg, CEO e cofundador da Kira Systems, a utilização de sistemas de inteligência artificial (IA) para gerenciar e revisar contratos será mais presente. Advogados começarão a compreender o poder dos insights extraídos a partir dos dados e passarão a elaborar soluções baseadas em IA para atender os desejos dos clientes.

o mercado 02

Sobre o mercado jurídico, é provável que você goste:

Previsões para o mercado jurídico de 2021

3. Os níveis de adoção de tecnologia serão ainda maiores

Para Bas Boris Visser, chefe global de inovação da Clifford Chance, os níveis de adoção de tecnologia serão ainda maiores nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Além disso, as empresas de tecnologia jurídica se solidificarão ainda mais no mercado, e veremos grandes players comprando startups que ofereçam soluções integradas.

o mercado 03

4. Advogados adotarão o modelo híbrido de trabalho

Conforme Helena Hallgarn e Ann Björk e, fundadoras da VQ, os advogados continuarão trabalhando remotamente, mesmo depois da pandemia, e apenas alguns fluxos de trabalho se manterão de forma presencial. Para as especialistas, os profissionais da advocacia adotarão o modelo híbrido de trabalho, ora presencial, ora digitalmente.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima