O Wayback Machine, também conhecido como Internet Archive, é um site que permite explorar mais de 598 bilhões de versões arquivadas de páginas da web. É uma excelente ferramenta para a produção de prova em processos judiciais, sendo bastante útil para comprovar falsificações em notícias e conteúdos publicados em blogs.
Este texto oferece um passo a passo rápido para usar a ferramenta e aprimorar a produção de prova judicial. Ressalto, aliás, que já há precedentes, tanto no Brasil (16ª Vara Cível do TJSP, proc. 0059889-46.2018.8.26.0100) quanto no Estados Unidos (caso United States v. Gasperini), que reconhecem o Wayback Machine como fonte legítima de prova.
5 passos para usar o Wayback Machine
1. Em primeiro lugar, acesse o site da ferramenta (clique AQUI) e então insira o URL da página que você deseja explorar:
2. Depois, selecione o ano em que você deseja conferir a página, para comparar o conteúdo atual com o conteúdo antigo:
3. Em terceiro lugar, selecione uma data específica do ano escolhido, para explorar o conteúdo (prefira as datas circuladas em azul);
É provável que você goste:
Como os advogados podem usar o Wayback Machine na produção de prova
4. Feito isso, em síntese, compare o conteúdo atual com o conteúdo antigo, para verificar se houve alguma adulteração:
5. Enfim, salve a página com a extensão do Wayback Machine. Será gerado um link próprio para apresentação na esfera judicial:
Como validar a captura
Para validar a captura da prova, você poderá solicitar uma declaração de autenticidade no próprio site do Wayback Machine, mediante o pagamento de uma taxa à plataforma. Outra possibilidade, menos onerosa, é utilizar a ferramenta de captura técnica da Verifact, que irá gerar um relatório completo, além dos metadados técnicos, para juntada nos autos.
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.