Um advogado de Santa Catarina usou um drone em um processo de divisão de terras. O profissional defendeu os direitos de uma proprietária de uma plantação de árvores em Correia Pinto (SC). Embora a propriedade tivesse sido reconhecida em processo anterior de divórcio, há anos a cliente não recebia a sua parte da exploração (corte e venda).
As árvores estavam sendo cortadas e vendidas sem que a cliente recebesse por isso. Para embasar a defesa da cliente, então, o profissional – Marcelo Miranda – utilizou um drone para estudar o local. Com a ajuda do drone, o advogado realizou um processo de geomapeamento da plantação, para contabilizar o número de árvores ainda plantadas.
Conforme o advogado,
Inicialmente formulei um pedido para suspender a exploração, mas a juíza entendeu que não existiam elementos suficientes de prova, porque o cônjuge era dono de metade do terreno. Foi quando decidi usar o drone para fazer a contagem da quantidade existente e resguardar a cota-parte da nossa cliente (50% do ainda plantado). – Marcelo Miranda (advogado)
Drone em processo de divisão de terras
Esta primeira imagem registra a extensão da área (73,52 hectares) e delimita a “metade” da área pela linha vermelha (divisão):
Esta segunda imagem apresenta a área da contagem, sendo dividida em partes (talhões) para delimitar a contagem. A área de plantação existente recebeu a marcação vermelha para facilitar a visualização do juiz:
É provável que você goste:
O que os advogados podem aprender com os engenheiros
Já esta terceira imagem apresenta o restante da terra discutida. Parte dela foi vendida para o aeroporto local. Assim sendo, a terra ficou dividida em duas partes:
O processo ainda esta em tramitação em Correia Pinto (SC), aguardando decisão sobre a cota-parte. No entanto, graças à produção de prova de forma antecipada, com o uso do drone, o advogado está conseguindo reduzir os prejuízos que sua cliente sofreu até hoje. De acordo com o profissional atuante no caso, Marcelo Miranda,
Ainda estamos com o processo em curso, mas, graças à produção dessa prova, estamos garantindo ao menos a parte que ainda existe no terreno. – Marcelo Miranda (advogado)
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.