Uma empresa nos EUA desenvolveu uma experiência em realidade virtual (RV), com objetivo de ajudar advogados a se preparar para julgamentos. A tecnologia busca recriar a sensação de estar no tribunal, para que os profissionais possam praticar a oratória, inquirir testemunhas e treinar a exposição de argumentos perante os jurados.
Ajudando advogados a se preparar para julgamentos
Em 2020, a suspensão das atividades presenciais dos tribunais trouxe um problema aos advogados, sobretudo os mais jovens: a redução de oportunidades para obter experiência. Criada durante a pandemia, a solução busca superar esse obstáculo, para que os profissionais ao menos tenham uma ideia do que é estar perante um juiz e perante os jurados.
Os cofundadores do projeto, Dennis Shewmaker e Bill Smith, definem a solução como sendo “a melhor coisa depois de estar no tribunal”. Eles reconhecem, em suma, que nada se equipara à experiência de estar fisicamente nos tribunais. Mas, ao mesmo tempo, acreditam que a JUST desempenhará um papel essencial na preparação prática dos advogados:
Graças à atual pandemia, o tempo no tribunal está mais escasso do que nunca. A JUST usa tecnologia de realidade virtual de ponta para compactar anos de experiência em questão de semanas. – Dennis Shewmaker e Bill Smith (cofundadores da JUST)

Prós e contras da tecnologia
O advogado Robert Ambrogi, que teve a oportunidade de experimentar a solução, menciona que a experiência de RV não se compara a estar fisicamente nos tribunais. O juiz e os jurados parecem personagens animatrônicos da Disney, levando o usuário a estar ciente do artifício. Mas é melhor treinar com a RV do que imaginar tudo a partir do escritório:
Mesmo que você veja sua voz vindo de um avatar, é a sua voz que você está ouvindo, com todos os seus hums, ahs e tropeços, e é a sua linguagem corporal às vezes estranha que você está vendo. – Robert Ambrogi (advogado e consultor)
Entre os recursos disponíveis está a possibilidade de enxergar a cena de múltiplas perspectivas. O advogado de defesa pode conferir como foi seu desempenho desde o campo visual da acusação, do réu, do juiz ou dos jurados. Além disso, o profissional é capaz de escrever em quadros brancos, reproduzir vídeos, expandir fotos ou abrir documentos de texto.

É provável que você goste:
Faculdades de Direito apostam em laboratórios de Legal Design
Os próximos passos
A solução desenvolvida pela JUST comporta somente um usuário até o momento, que pode acessar o tribunal virtual e aprimorar suas habilidades de apresentação. A próxima fase, contudo, permitirá vários usuários. Sendo assim, advogados serão também capazes de preparar testemunhas para julgamentos e praticar técnicas de interrogatório.
Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.