Recente relatório conduzido pela empresa Wolters Kluwer revelou que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos não estão bem preparados para lidar com a tecnologia. O levantamento, disponibilizado há poucas semanas, contou com a participação de 700 profissionais oriundos de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
Conforme o 2021 Wolters Kluwer Future Ready Lawyer Survey Report, os profissionais atravessaram um ano desafiador e acreditam que duas tendências vão impactar cada vez mais suas empresas nos próximos três anos: a crescente importância da tecnologia jurídica (77%) e o crescente volume e complexidade das informações (77%).
Advogados não estão bem preparados para lidar com a tecnologia
Os profissionais concordam que a pandemia acelerou o papel da tecnologia nos escritórios e departamentos jurídicos. Mas apenas 33% dos participantes avaliam que suas empresas estão bem preparadas para lidar com a crescente importância da tecnologia. E somente 32% julgam ser capazes de lidar com o crescente volume e complexidade das informações:
Crescente importância da tecnologia
O levantamento revela que a crescente importância da tecnologia jurídica se reflete nas expectativas dos clientes. De acordo com a pesquisa, os clientes passaram a solicitar aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que descrevam quais soluções tecnológicas vêm sendo adotadas para aumentar a produtividade e eficiência:
A pandemia e a necessidade de soluções remotas e automatizadas provavelmente ajudaram a acelerar o número de departamentos jurídicos que se concentram nisso como um critério de avaliação. – 2021 Wolters Kluwer Future Ready Lawyer Survey Report
Os departamentos jurídicos planejam aumentar seus investimentos em tecnologia nos próximos três anos, para melhorar a produtividade e aumentar a colaboração entre as equipes. Já os escritórios de advocacia acreditam que a capacidade de entender as necessidades dos clientes é mais relevante (27%) do que a adoção de soluções tecnológicas (20%).
- Clique AQUI para ler o relatório completo.
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.