Como antecipar argumentos da parte contrária com o ChatGPT

Compartilhe este conteúdo

Uma das possibilidades de usar o ChatGPT na advocacia é para antecipar as teses e argumentos da parte contrária. A ferramenta é capaz de gerar ideias de teses e argumentos que poderão surgir durante a instrução processual. Ao antecipar um relação de possíveis argumentos da parte contrária com o ChatGPT, você poderá apresentar uma defesa ainda mais efetiva e assertiva.

Antecipando argumentos da parte contrária

Veja um exemplo de comando que pode ser utilizado para antecipar argumentos da parte contrária:

Estou elaborando uma petição para um caso envolvendo indenização por danos morais e desejo sustentar que minha cliente teve um abalo moral muito forte em decorrência de um cancelamento de voo, pois perdeu o casamento da melhor amiga. Quais os principais argumentos que o advogado da parte contrária pode alegar para refutar a minha tese?

O ChatGPT irá gerar uma relação com cinco ou mais possíveis argumentos da parte contrária, desdobrando cada um deles em algumas linhas. Aqui estão respostas fornecidas a partir do comando anterior:

  1. A responsabilidade pelo cancelamento do voo não é da companhia aérea, mas sim de condições climáticas ou outras circunstâncias alheias ao controle da empresa;
  2. A perda do casamento da melhor amiga não configura um dano moral tão significativo a ponto de justificar uma indenização;
  3. A cliente não comprovou efetivamente que teve um abalo moral decorrente do cancelamento do voo, já que não há provas suficientes de que ela passou por transtornos psicológicos em decorrência do evento;
  4. O valor pleiteado pela indenização é exagerado e não condiz com a extensão do suposto dano moral sofrido pela cliente;
  5. A empresa aérea prestou toda a assistência necessária à cliente após o cancelamento do voo, e não há justificativa para uma indenização adicional.
argumentos da parte contrária

É provável que você goste:

Saiba como usar o ChatGPT para audiências judiciais

Se algum deles fizer mais sentido do que os demais, você poderá pedir ao ChatGPT que desenvolva melhor esse tópico. Veja um exemplo de comando:

Desenvolva, em um parágrafo, o argumento apresentado no item 5.

Aqui estão respostas fornecida a partir do comando anterior:

O advogado da parte contrária poderia alegar que a cliente não fez uso de meios alternativos de transporte para chegar ao seu destino, ou ainda que ela teria se apresentado atrasada no aeroporto, o que teria contribuído para a perda do voo.

A ideia, em síntese, é usar a ferramenta para antecipar o leque de possíveis teses que poderão surgir. Há, portanto, imenso potencial de usar o ChatGPT para saber de antemão os argumentos da parte contrária e preparar uma defesa assertiva e eficiente.

Material com comandos para ChatGPT

Disponibilizei um guia completo com instruções para utilizar o ChatGPT em oito atividades específicas da advocacia. Se você deseja receber esse material, entre em contato através do e-mail contato@bernardodeazevedo.com.

Quer estar por dentro de ferramentas de inteligência artificial para a advocacia?

Siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?