Assinaturagratis.com pretende democratizar a assinatura eletrônica no Brasil

A curitibana Contraktor recentemente lançou uma plataforma gratuita para assinatura eletrônica de documentos. A iniciativa – assinaturagratis.com – propõe eliminar papel na rotina das empresas, tornar mais eficiente a gestão de prazos e democratizar a assinatura eletrônica no Brasil. Conforme o release disponibilizado pela startup, a plataforma pode reduzir até 70% de otimização do tempo na tramitação dos contratos.

É provável que você goste:

Conheça Contraktor, a startup que descomplica a gestão de contratos das empresas

Democratizando a assinatura eletrônica no Brasil

Recente pesquisa conduzida pela PwC revelou que gestores perdem, todos os anos, cerca de um mês procurando informações em meio a caixas de contratos fora de ordem, arquivos físicos desorganizados e cópias de notas fiscais espalhadas na empresa. Com o objetivo de reduzir o tempo perdido no processo, algumas empresas buscam alternativas digitais para efetivar e agilizar o processo de assinatura de documentos.

Mas o investimento nem sempre compensa. No geral, os serviços de assinatura eletrônica são pagos e, muitas vezes, os valores não são atrativos à situação financeira da empresa. A depender dos valores exigidos, a empresa provavelmente optará por manter as coisas como estão. Além disso, nem sempre o serviço reduz de fato o tempo de tramitação dos documentos, não resolvendo, portanto, o problema enfrentado pela empresa.

Esse é o contexto por trás da plataforma lançada pela Contraktor. A assinaturagratis.com busca tornar o serviço de assinatura eletrônica acessível para pessoas físicas e jurídicas. Conforme a startup curitibana, entre os benefícios do software está a diminuição de até 84% no custo da tramitação tradicional de documentos, além do próprio tempo envolvido (documentos que antes demorava 5 dias são agora firmados em até 4 horas).

Como funciona a plataforma

Logo após entrar no site assinaturagratis.com, o usuário carrega o arquivo desejado e preenche seu nome, seu e-mail e o endereço eletrônico dos participantes do contrato. Feito isso, eles recebem um convite por e-mail. O convite contém um link no qual os participantes são direcionados a uma nova tela, na qual consta o histórico de vida do documento, desde o momento que foi carregado no site até o encerramento.

assinatura eletrônica 01

Para formalizar a assinatura, o usuário deve, então, clicar em “Assinar Documento”. Em seguida, todos os participantes receberão uma confirmação por e-mail. A notificação conterá um link para visualizar o documento, no qual o download pode ser realizado. O contrato ficará disponível para acesso durante 30 dias. Para os profissionais da advocacia, o serviço é igualmente útil para assinar termos e procurações.

Clique AQUI para saber mais detalhes da plataforma.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Linte usa inteligência artificial para automatizar e organizar documentos

Próximo

Mercado de tecnologia jurídica avança na Ásia