Como a jurimetria pode ajudar o advogado a escolher o nicho de mercado

Soluções tecnológicas desenvolvidas a partir dos conceitos da jurimetria vêm ganhando espaço no mercado jurídico brasileiro. Legaltechs têm se dedicado a construir plataformas para auxiliar escritórios de advocacia em suas atividades diárias. As ferramentas oferecidas são úteis até mesmo para ajudar jovens advogados na escolha do nicho de mercado.

Ajudando na escolha no nicho de mercado

Decidir o nicho de mercado não é uma escolha fácil para os jovens. Alguns profissionais já sabem, desde a graduação ou antes mesmo dela, qual área de atuação ou nicho de mercado desejam para si. Já outros chegam a iniciar num segmento específico, mas acabam se frustrando, deixando de atingir os resultados financeiros esperados.

Ora tomadas com base em experiências passadas, ora tomadas com base em suposições, as escolhas relacionadas à área de atuação e ao nicho de mercado podem agora ser fundamentadas nos dados. Hoje, com um simples login, alguns cliques e palavras-chave, o profissional consegue decidir se deseja “mergulhar” em oceanos vermelhos ou oceanos azuis.

Hoje vou apresentar o potencial da jurimetria para ajudar na escolha do nicho de mercado, a partir da DataLawyer Insights. Esse portal focado na área trabalhista combina jurimetria, volumetria e coleta de dados da Justiça do Trabalho para gerar dados e insights. Entre os recursos disponíveis está a função “mercado”, que vou explorar neste texto.

Suponha que você tenha decidido iniciar na advocacia trabalhista, porém sem possuir a mínima ideia do nicho de mercado que deseja explorar. Ao clicar na função “mercado” da plataforma da DataLawyer, você conseguirá descobrir, em poucos instantes, quais atividades econômicas possuem mais demandas. Veja, aliás, a imagem a seguir:

nicho de mercado 01
Clique para mais zoom

Nichos de mercado em potencial

É possível verificar, em primeiro lugar, que há muitas demandas trabalhistas envolvendo as indústrias de transformação, o comércio de veículos automotores e o setor de construção. Por outro lado, o número de ações trabalhistas é bem menor quando conectadas às atividades imobiliárias e ainda menor quando relacionadas às indústrias extrativas.

Em poucos instantes, o jovem advogado consegue vislumbrar nichos de mercado em potencial. E sem precisar supor nada, pois está diante de dados extraídos dos tribunais de Justiça do Trabalho. Não há achismos, portanto, mas um conjunto de dados, separados por seções, divisões, grupos, classes e subclasses, que norteiam o profissional.

Com os dados fornecidos pela ferramenta, o advogado poderá decidir se prefere atuar num nicho de mercado bastante concorrido, com muitas demandas e muito trabalho em potencial; ou se o melhor é atuar num nicho de mercado pouco ou quase nada explorado, para que possa se destacar e ganhar seu espaço entre a pouca concorrência existente.

É provável que você goste:

Playtest: como funciona a DataLawyer Insights

Vamos supor que você, leitor(a), após manusear o dashboard da DataLawuer Insights por alguns minutos, tenha decidido atuar em demandas trabalhistas relacionadas à extração de carvão mineral. Vamos supor, ainda, que o fato de ter “apenas” 2.698 demandas trabalhistas envolvendo esse nicho de mercado foi determinante para a escolha.

Aqui, a jurimetria não apenas pode ajudar você a decidir o nicho de mercado, como também a entender quem são seus concorrentes. Ao clicar na opção “filtrar” e inserir o termo “extração de carvão mineral” na aba “advogados”, você conhecerá quais escritórios de advocacia concentram o maior número de causas naquele nicho de mercado:

O nome dos advogados aparecerá abaixo (coloquei as tarjas pretas para preservar as identidades dos profissionais). Com tais dados, você poderá estudar sua concorrência (benchmarking), pesquisar as estratégias de captação adotadas pelos players do mercado e, ainda, conhecer quais teses jurídicas estão sendo aceitas pelos juízes trabalhistas.

Jurimetria na advocacia

Essa é apenas uma das possibilidades que a jurimetria oferece para ajudar na escolha do nicho de mercado. Há inúmeras combinações possíveis na aba de filtros, e cada uma delas oferece novos insights. É inegável que a advocacia caminha cada vez mais para um ambiente data-driven, e advogados que enxergam o potencial dos dados já saem à frente.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

5 passos para usar o Wayback Machine na produção de prova judicial

Próximo

Juíza usa Wayback Machine para fundamentar decisão trabalhista