Como a pontuação por tarefas pode ajudar os escritórios de advocacia

As soluções tecnológicas disponíveis no mercado jurídico estão ajudando a aumentar a produtividade dos escritórios de advocacia. Entre as metodologias existentes para mensurar a produtividade, a pontuação por tarefas ganha cada vez mais espaço. Neste texto vou explicar o que é essa metodologia e como é possível mensurar a produtividade das equipes.

Entendendo a pontuação por tarefas

A pontuação por tarefas é uma metodologia de mensuração do trabalho intelectual, que busca oferecer uma referência de produtividade. O método não apenas mensura o tempo de duração necessário para a execução da tarefa (grandeza facilmente verificável), como também a mede complexidade da tarefa (que apresenta um viés mais subjetivo).

No âmbito da atividade intelectual, só para ilustrar, existem vários níveis de esforço mental. O nível mais básico exige apenas a lembrança. Um profissional que precisa listar alguns itens guardados em sua memória para um documento, de modo que outro profissional possa ler o material, estará consumindo pouca energia corporal.

Já um profissional que precisa elaborar toda uma estratégia de produção e distribuição de conteúdo, para que seu escritório obtenha mais  clientes, terá um esforço mental maior e estará consumindo uma quantidade alta de energia corporal. O nível mais elevado exige criar ou sintetizar o conhecimento adquirido para descobrir e obter uma solução.

A ADVBOX desenvolveu um sistema que automatiza o controle de produtividade, mensurando as duas grandezas (tempo e complexidade da tarefa). A ferramenta auxilia os gestores a entender como está o desempenho de suas equipes. Veja, a seguir, um passo a passo para automatizar o controle de produtividade no seu escritório de advocacia:

É provável que você goste:

ADVBOX ajuda escritórios de advocacia a se tornarem digitais

Em primeiro lugar, acesse app.advbox.com.br, faça o login e clique em Gestão B.I.:

pontuação por tarefas 01

No painel, você poderá incluir todos os membros de sua equipe e verificar como está a produtividade:

pontuação por tarefas 02

No cartão de cada membro de sua equipe, em síntese, você conseguirá visualizar os seguintes dados:

pontuação por tarefas 03

Para atribuir uma nova tarefa ao membro da equipe, clique em Nova tarefa, no canto superior direito, e insira as informações básicas:

Você poderá atribuir uma pontuação para cada tipo de tarefa. Uma petição simples, por exemplo, pode valer 10 pontos. Já uma petição inicial, só para ilustrar, pode valer 40 pontos:

O propósito da ferramenta desenvolvida pela ADVBOX não é incentivar uma competitividade tóxica entre os membros da equipe (funcionário do mês, metas absurdas, etc.). O foco, em suma, é permitir a visualização de uma pontuação média geral. Desse modo, é possível para entender o que pode ser melhorado e o que não precisa de reparos.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

4 legaltechs brasileiras que estão investindo na jurimetria

Próximo

Juíza federal usa técnicas de Visual Law em audiência virtual