As metodologias ágeis vêm ganhando espaço como alternativas aos modelos tradicionais de gestão de tarefas. Empresas já utilizam métodos como Scrum, Kanban e Lean para aumentar a produtividade e o alinhamento entre as equipes. E, agora, as legaltechs também estão se inspirando nessas metodologias para desenvolver suas plataformas.
No texto de hoje vou apresentar uma ferramenta criada a partir do Kanban, método cujas origens remontam aos anos 60. O conceito, que significa, em japonês, “cartão” ou “sinalização”, foi idealizado pela fabricante japonesa de automóveis Toyota, com objetivo de organizar a linha de produção dos automóveis e agilizar a entrega de novas peças.
Metodologias ágeis nos escritórios de advocacia
A Lawgile, que já tive a oportunidade de entrevistar aqui, desenvolveu sua plataforma com inspiração no método Kanban. A legaltech tem como objetivo ajudar os escritórios de advocacia a gerenciar times e tarefas jurídicas. Dentro do sistema, advogados conseguem alinhar a comunicação, criar tarefas rapidamente e organizar tudo em colunas.
Veja, então, um passo a passo detalhado para usar o sistema da Lawgile:
Em primeiro lugar, acesse app.lawgile.com.br e faça o login. O sistema apresentará um dashboard com cinco colunas:
Em segundo lugar, clique no botão Criar nova tarefa, no canto superior direito, e descreva a tarefa e o prazo para conclusão:
3. Após criar as tarefas, em síntese, você verá todas elas na primeira coluna (A fazer), em formato de cartões:
4. Arraste os cartões para as colunas seguintes, à medida que avançar na execução das tarefas:
5. Ao colocar o cartão na última coluna (Recém-finalizadas), em suma, a ferramenta riscará a tarefa automaticamente:
É justamente a simplicidade do método Kanban, aliás, no qual a Lawgile se inspirou para desenvolver sua ferramenta, que o torna poderoso. A plataforma não exige conhecimento prévio sobre metodologias ágeis, tampouco maiores esforços na configuração. Compare seu desempenho antes e depois de começar a usar a ferramenta.
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.