Como se proteger de golpes na Internet

Participei ontem de um webinário no canal do YouTube do Seu Crédito Digital, portal de conteúdo que tem o objetivo de fornecer informações gratuitas sobre bancos tradicionais, bancos digitais, crédito, cartões de crédito, fintechs e economia em geral. A conversa abordou recomendações práticas sobre como se proteger de golpes na Internet.

Como se proteger de golpes na Internet

Quando o assunto é golpe na Internet, prevenir é melhor do que remediar. As investigações relacionadas a esses delitos, apesar de alguns avanços, ainda são incipientes. Na prática, é difícil localizar os criminosos, que ora adotam recursos para codificar os dados de comunicação, ora utilizam “laranjas”, os quais muitas vezes desconhecem os fatos.

Num mundo cada vez mais conectado, saber como se proteger de golpes e fraudes é, portanto, fundamental. Sendo assim, o webinário abordou uma série de práticas criminosas, tais como phishing (golpe via e-mail), spear phising (similar ao anterior, porém mais sofisticado e nichado), smishing (golpe via SMS) e o golpe do empréstimo online.

como se proteger de golpes 01
Como se proteger num mundo cada vez mais conectado?

É provável que você goste:

Software que lê emoções promete identificar “criminosos” antes de agirem

Cautelas adicionais em tempos de pandemia

Outro tema abordado na conversa foi a navegação em ambientes inseguros e o desvio de URL (typosquatting). O número de compras online aumentou significativamente desde o início da pandemia, exigindo todas as cautelas antes de inserir os dados do cartão de crédito. Desse modo, compartilhei recomendações práticas para identificar se um site é seguro.

Finalmente, ainda dentro do contexto da pandemia, respondi questões sobre o auxílio emergencial e os desdobramentos criminais a ele vinculados. O webinário contou com a participação dos sócios do Seu Crédito Digital, Luiz Felipe Kessler e Eduardo Mendes, e do diretor de marketing da empresa, Misael Montaña. Assista ao conteúdo completo a seguir:


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Como os dados podem transformar a advocacia

Próximo

Este algoritmo pode reconstruir rostos de pessoas a partir da voz