Conheça iJuspLab, o laboratório de inovação da JFSP

Há mais de três anos, a Justiça Federal de São Paulo (JFSP) conta com seu próprio laboratório de inovação. O iJuspLab é um espaço coletivo que adota metodologias colaborativas para desenvolver ideias e soluções. Em síntese, o objetivo é propiciar a cocriação horizontal de novos serviços e processos de trabalho, ou mesmo reformular os já existentes.

O laboratório foi idealizado em 2017, pelos magistrados Paulo Cezar Neves Junior e Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni. Luciana estava concluindo o mestrado quando teve contato com laboratórios de inovação. Foi então que, junto com Paulo Cezar, decidiu expedir uma portaria do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF4) para instituir o projeto.

Conheça o iJuspLab

O iJuspLab aplica os conceitos do Design Thinking na maior parte de seus projetos, focando na experiência do usuário. Só para ilustrar: o laboratório reúne equipes multidisciplinares que se organizam para entender os problemas a partir de uma visão holística, passando por etapas importantes da metodologia, tais como imersão, ideação e prototipagem.

iJuspLab 01
O iJuspLab é um espaço coletivo que adota metodologias colaborativas

Entre os principais serviços do laboratório estão: a disseminação da cultura da inovação, por meio de divulgação de iniciativas internas e externas no âmbito do setor público; o desenvolvimento de solução de inovadoras para problemas locais e institucionais; e a capacitação em metodologias colaborativas, formando servidores e, depois, multiplicadores.

É provável que você goste:

Com laboratório de inovação, MPRJ busca se tornar um órgão à frente de seu tempo

O laboratório os conceitos do Design Thinking na maior parte de seus projetos

Além disso, o iJuspLab possui uma plataforma interinstitucional de inovação, para fomentar a inovação entre as instituições e também compartilha notícias, artigos e vídeos sobre inovação no Brasil e no mundo. Um dos eBooks organizados pelo laboratório, aliás, é o Inovação no Judiciário, que pode ser acessado gratuitamente AQUI.

Quer saber mais sobre o laboratório de inovação?

Clique AQUI para conhecer mais detalhes a respeito do iJuspLab.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Com laboratório de inovação, MPRJ busca se tornar um órgão à frente de seu tempo

Próximo

Mark Cohen: a pandemia é a oportunidade perfeita para reinventar o ensino jurídico