O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) lançou seu próprio laboratório de inovação, o InovLab. Criada pela portaria 172/2021, a iniciativa busca disseminar a cultura de inovação dentro do órgão, estimulando a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções criativas. Conforme Marcos Grimone, um dos coordenadores do InovLab:
A importância do laboratório no MPF é singular, afinal, pelas funções institucionais e pela configuração jurídica, o MPF sempre foi muito opaco à sociedade e conservador em seus costumes administrativos. – Marcos Grimone (Procurador da República e um dos coordenadores do laboratório de inovação do MPF/SP)
InovLab, o laboratório de inovação do MPF-SP
O laboratório conta, só para ilustrar, com mais de 20 pessoas envolvidas, entre coordenadores, laboratoristas e colaboradores. O InovLab almeja se consolidar como um laboratório de referência no setor público. O foco, em síntese, é gerar valor para o público interno e externo, tendo como princípios a empatia, a colaboração e a construção coletiva.

É provável que você goste:
Conheça MP Labs, o laboratório de inovação do Ministério Público de Pernambuco
De acordo com Marcos Grimone, em informações exclusivas para este site:
Desde a CF de 88 o perfil do MPF vem mudando, e o laboratório de inovação é o cume dessa nova cultura que busca modernização, transparência e agilidade na resolução de problemas com o propósito de melhor servir à sociedade. – Marcos Grimone (Procurador da República e um dos coordenadores do laboratório de inovação do MPF/SP)
Objetivos do laboratório
Estão entre os objetivos do laboratório: estimular a geração, execução e aceleração de ideias criativas; criar um ambiente que propicie a gestão do conhecimento e da inovação; proporcionar a capacitação e aprendizagem de metodologias e abordagens inovadoras; além de fomentar o uso de tecnologias com potencial de conferir eficiência ao trabalho.
O InovLab é regido por princípios como a experimentação e o erro como elemento do processo de criação. O laboratório acredita que é necessário promover testes e experiências para estimular novos projetos. Além disso, entende que os erros são naturais e inerentes aos processos criativos e servem como oportunidades de aprendizagem.
- Clique AQUI para conhecer mais detalhes do InovLab.
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.