Curso de Direito da UNIVALI é o primeiro a ensinar Visual Law na graduação

O curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) lançou uma disciplina inovadora sobre elaboração de documentos jurídicos. A cadeira, que já está sendo ministrada aos alunos do campus de Balneário Camboriú, ensina técnicas de Visual Law a partir de uma abordagem teórica e prática, contextualizada por meio de estudos de casos.

Curso de Direito da UNIVALI aposta em Visual Law

O Curso de Direito de Balneário Camboriú é coordenado pelo professor Newton Cesar Pilau, que integra Escola de Ciência Jurídicas e Sociais dirigida pelo professor José Everton da Silva. Já a disciplina de elaboração de documentos jurídicos, em síntese, é coordenada pelos professores Marco Aurélio Petrelli e Márcia Sarubbi Lippmann.

É provável que você goste:

Laboratórios de Legal Design e Visual Law realizam encontro nacional

Tanto Marco quanto Márcia, que, além de professores são fundadores da Lexicom Legal Design Studio, desenharam a disciplina de forma multidisciplinar, buscando compreender entender e aplicar os principais instrumentos necessários para elaboração de documentos jurídicos com base no Visual Law. Em suma, nas palavras de Marco Aurélio Petrelli,

Estamos escrevendo um grande marco na história do ensino do Direito no Brasil. Discutir o Legal Design a partir de uma visão integrada e mediada por um professor do Direito e do Design juntos em sala de aula, potencializa a transformação que tanto almejamos. Percebo que estamos realmente construindo um Direito mais Empático, Colaborativo e Experimental, em síntese, implementando a essência do Design Thinking. E fazer parte deste movimento é uma grande honra. – Marco Aurélio Petrelli

Conforme Márcia Sarubbi Lippmann, Mestre em Ciência Jurídica e professora da disciplina:

Uma experiência inovadora e que traz o melhor de dois mundos. A união do Direito com o Design com muito tempero de empatia e foco no usuário é que trago para essa disciplina, integrando meu background de mais de 20 anos de atuação nos métodos adequados de prevenção e resolução de conflitos e minha paixão por inovação no Direito. – Márcia Sarubbi Lippmann

Curso de Direito da UNIVALI
A iniciativa é do Campus de Balneário Camboriú

É provável que você goste:

UNIVALI lança laboratório de inovação jurídica

Visual Law na graduação

Entre os tópicos abordados na disciplina, só para ilustrar, estão: introdução aos documentos jurídicos extrajudiciais; introdução ao Legal Design; introdução à comunicação não violenta; redação de documentos jurídicos extrajudiciais; Visual Law; storytelling aplicado às peças jurídicas; e linguagem clara na produção de documentos jurídicos.

A nova cadeira conta, além disso, com a obra Visual Law: como os elementos visuais podem transformar o Direito (Revista dos Tribunais, 2021) como referência bibliográfica. O livro, organizado por mim e Ingrid Barbosa Oliveira, já está em sua terceira tiragem, e receberá uma segunda edição (ampliada e atualizada) no início de 2022.

  • Clique AQUI para visualizar o plano de ensino.

Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Fotorrealismo leva a produção de prova judicial ao próximo nível

Próximo

Advogado utiliza drone em ação de usucapião rural