Defensoria Pública do ES cria guia visual para facilitar atendimento aos cidadãos

A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (ES) começou a adotar técnicas de Visual Law em documentos, com objetivo de facilitar o atendimento aos cidadãos. A iniciativa, vinculada ao Núcleo de Triagem de Vila Velha, busca combinar recursos visuais com linguagem simples, orientando as partes sobre as etapas dos processos judiciais.

Visual Law na Defensoria Pública

Tudo começou no mês de junho de 2020. O autor da iniciativa, o defensor público Vitor Ramalho, passou a atuar no atendimento à população, como supervisor do Núcleo de Triagem de Vila Velha. Vitor passou, então, a analisar as demandas dos assistidos, filtrar os documentos e encaminhá-los aos Defensores Públicos responsáveis.

Em novembro de 2020, por determinação da Defensoria Pública, as demandas iniciais relacionadas ao Direito de Família passaram a ser recebidas via chat, no site do órgão. O defensor público, que já havia lido sobre o Visual Law, decidiu elaborar um guia informativo visual para orientar os cidadãos. Em síntese, nas palavras do defensor público:

Resolvi criar o material para demonstrar, da forma menos complicada possível, um passo a passo, desde o momento da Triagem pela Defensoria Pública até a sentença proferida pelo Poder Judiciário. – Vitor Ramalho (defensor público do Espírito Santo)

Guia informativo visual

O guia elaborado pelo defensor público informa os passos necessários para iniciar um processo de família. Além disso, esclarece o procedimento conduzido pela Defensoria Pública e apresenta as etapas do processo judicial. Em suma, o documento é organizado com ícones, bullets points e reúne todas as informações em página única:

Pensei em uma forma de diferenciar a Defensoria Pública do Poder Judiciário, explicando de forma muito simplificada o papel de cada Instituição nesse caminho. É também uma forma de facilitar o futuro acompanhamento da ação judicial por parte da população. – Vitor Ramalho (defensor público do Espírito Santo)

Só para ilustrar, veja a seguir o guia informativo visual:

Defensoria Pública 01
O defensor público Vitor Ramalho elaborou o guia informativo visual

Acesse o guia informativo visual

Clique AQUI para acessar o material.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e tecnologia?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

TJMS inaugura seu próprio laboratório de inovação

Próximo

Projeto de lei permite que tribunais realizem audiências assíncronas