A adoção de tecnologias jurídicas é cada vez maior entre escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Advogados ao redor do mundo estão usando ferramentas para aprimorar seus serviços jurídicos. Mas, quando o assunto é inteligência artificial, poucos realmente entendem do que se trata. A revelação é de uma pesquisa da Bloomberg Law.
Advogados não entendem muito sobre inteligência artificial
Conforme o levantamento da Bloomberg Law, a maioria dos profissionais não tem certeza se seus escritórios ou departamentos jurídicos usam ferramentas de inteligência artificial (IA) ou machine learning. Embora a conscientização em relação do tema tenha aumentado, se comparada a 2019, a incompreensão sobre IA é, ainda, bastante significativa:
É provável que você goste:
Como a inteligência artificial está ajudando os departamentos jurídicos
O levantamento contou com a participação de 331 profissionais, entre advogados autônomos e corporativos. Questionados sobre o quão bem compreendem os algoritmos adotados no desenvolvimentos de tecnologias jurídicas, 39% dos respondentes afirmaram que não compreendem muito bem ou que não compreendem nada sobre o assunto:
Mais conclusões da pesquisa
Os entrevistados ficaram divididos quanto às implicações éticas da IA. Só para ilustrar: 27% dos participantes responderam que não estão muito preocupados ou não estão nada preocupados em relação ao tema. Já 25% assinalaram a opção “neutro”, sugerindo que não estavam preocupados o suficiente para dizer que estavam preocupados.
A Bloomberg Law conduz mensalmente surveys para compreender a visão dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos sobre tecnologias jurídicas. Pesquisas anteriores revelaram que a adoção de ferramentas colaborativas se intensificou durante a pandemia, e que as tecnologias jurídicas não prejudicam os advogados como se costuma pensar.
Clique AQUI para conferir mais detalhes da pesquisa.
Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.