Plataformas de jurimetria crescem no Brasil; entenda como funcionam

Compartilhe este conteúdo

O ecossistema de tecnologia jurídica cresceu muito nos últimos anos e está em franca expansão. Conforme dados da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), já são mais de 300 empresas, entre elas plataformas de jurimetria, oferecendo soluções tecnológicas para  tribunais, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

O ecossistema de tecnologia jurídica

Entre legaltechs que mais crescem estão as plataformas de análise e compilação de dados, que utilizam estatística, jurimetria e inteligência artificial para desvelar padrões decisórios e antecipar desfechos judiciais. Tais empresas, alocadas na classificação “Analytics e Jurimetria” do radar da AB2L, oferecem enorme potencial para a advocacia.

Este era o primeiro radar da A2BL (2017), com oito empresas na categoria:

plataformas de jurimetria 01

É provável que você goste:

4 legaltechs brasileiras que estão investindo na jurimetria

E este é o radar atual (2022), com 18 empresas na mesma categoria:

Kurier, Deep Legal, Juristec+, Turivius e DataLawyer são algumas das empresas que atuam no segmento. Com os recursos disponibilizados por essas legaltechs, profissionais da advocacia são capazes de tomar decisões com mais assertividade, reduzindo os riscos e aumentando as possibilidades de desfechos favoráveis para seus clientes.

As soluções oferecidas evoluíram muito desde que comecei a veicular entrevistas com empresas de tecnologia jurídica, em setembro de 2019. Legaltechs que compilavam dados de uma única área expandiram suas atuações para outros segmentos; startups com poucos recursos aumentaram o leque de  funcionalidades; e assim por diante.

Estatística aplicada do Direito

A Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) define a jurimetria como sendo “a estatística aplicada do Direito”, que “utiliza de dados estatísticos para compreender as tendências, perfis decisórios e repetições de padrões que acontecem dentro da área jurídica.” Marcelo Guedes Nunes, autor do livro Jurimetria, define jurimetria como

a disciplina do conhecimento que utiliza metodologia estatística para investigar o funcionamento de uma ordem jurídica. – Marcelo Guedes Nunes

Só para ilustrar, com a jurimetria é possível: levantar acórdãos relacionados a determinado tema, para analisar critérios das sentenças condenatórias; analisar jurisprudências para entender as características dos processos relacionadas a geração de litígios; e levantar processos em varas judiciais para calcular o tempo das etapas processuais.

É provável que você goste:

A jurimetria pode ajudar o advogado a prever o futuro?

Plataformas de jurimetria

O conceito de jurimetria vêm sendo ressignificado. Hoje é comum empresas se venderem no mercado como “plataformas de jurimetria”, para representar a atividade de análise e compilação de dados jurídicos. Há quem critique a expressão, mas é uma forma de os usuários, que estão cada vez mais familiarizados com o conceito, entenderem de pronto.

Entre os benefícios da jurimetria, quando aplicada à advocacia, estão: complementar a expertise; economizar tempo; oferecer novas perspectivas sobre nichos de mercado; estudar a carteira de clientes antes de reuniões; liberar advogados para tarefas intelectuais; aumentar o faturamento; estudar perfis decisórios; e ser mais assertivo nas teses.

A maioria das plataformas conta com dashboards – ferramentas de gestão visual nas quais é possível analisar métricas e indicadores. As soluções oferecidas por essas empresas permitem extrair dados dos tribunais e organizá-los em gráficos e tabelas, para melhor visualização e, acima de tudo, para facilitar o processo de tomada de decisões.

Mantendo a relevância no mercado

Experimentei boa parte das ferramentas disponíveis no mercado e escrevi sobre algumas delas no quadro Playtest. Inovar na prática jurídica não é mais uma opção, mas imperativo para quem deseja se manter relevante no mercado. Explore os mais de 650 conteúdos disponíveis neste site e esteja sempre atento às transformações na área jurídica.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima