Playtest: como funciona a Kronoos

Continuo o Playtest, quadro no qual experimento as ferramentas desenvolvidas por lawtechs brasileiras e que em breve receberá uma versão mais ampla, no podcast Legal Driver, juntamente com Alexandre Morais da Rosa. Hoje é a vez de testar a Kronoos, startup que gerencia riscos e compliance através de uma plataforma intuitiva e inteligente.

Compreendendo a Kronoos

A Kronoos oferece ao usuário uma pesquisa em tempo real de targets desejados até o 4º grau de relacionamento. Em síntese, ao inserir um número específico de CPF ou CNPJ na plataforma, é possível visualizar um conjunto de dados daquela pessoa física ou jurídica pesquisada, como telefones, e-mails, endereços, veículos, imóveis e processos judiciais.

Ao manusear a plataforma, portanto, o usuário consegue elaborar um dossiê completo de pessoas físicas ou jurídicas. O sistema acessa mais de 2 mil fontes para levantar os dados. Uma pessoa conseguiria levantar os dados por conta própria? Sim, mas levaria em torno de 6 dias para concluir a tarefa. A Kronoos entrega os mesmos resultados em poucos minutos.

A solução desenvolvida pela Kronoos vem sendo utilizada tanto por empresas quanto por escritórios de advocacia. No geral, empresas usam o serviço para due diligence antes de fusões e aquisições. O objetivo, na prática, é saber o histórico das empresas que pretendem adquirir ou com quem pretendem se fundir; e se há entraves judiciais em andamento.

Por meio da plataforma, que adota tecnologias para mineração de dados e crawling, é possível pesquisar saber se os sócios de uma empresa estão envolvidos em fraudes, lavagem de dinheiro, corrupção, emprego de mão de obra escrava e infantil. A plataforma consulta dados da Receita Federal, Tribunais de Justiça, Diários Oficiais, entre outros órgãos.

Já os escritórios de advocacia adotam a solução tanto para saber o potencial aquisitivo de leads (antes de fechar o contrato de honorários) e clientes (para oferecer mais serviços após o fechamento do contrato) quanto como forma de se preparar para audiências judiciais (montando dossiês das testemunhas para aprimorar a produção de prova em juízo).

Conhecendo a Kronoos por dentro

Após fazer login na plataforma, o usuário se depara com o seguinte dashboard:

a Kronoos 01
Clique para mais zoom

No primeiro acesso, a tela central é exibida em branco, pois nenhuma pesquisa foi iniciada. Sendo assim, a experiência de navegação começa mesmo quando o usuário clica no botão verde “NOVO DOSSIÊ”, localizado no canto superior direito. Ao acessar a nova aba, o usuário, então, se depara com as seguintes possibilidades de pesquisa:

a Kronoos 02
Clique para mais zoom

Ferramentas da Kronoos

Cada botão acionado tem uma função específica, mas os dois primeiros (DOSSIÊ COMPLETO PJ e DOSSIÊ COMPLETO PF) já são suficientes para visualizarmos o potencial da Kronoos. Ao acessar o botão DOSSIÊ COMPLETO PF e inserir dados de políticos ou pessoas públicas, por exemplo, o usuário encontrará centenas de dados e informações.

Para exemplificar, inseri o nome e CPF do ex-deputado federal Eduardo Consentino da Cunha, cujos dados estão disponíveis na Internet. Atualmente em prisão domiciliar, por decisão da juíza federal Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, Cunha foi condenado a 14 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Além de dados como nome da mãe, signo, endereços, telefones e e-mails, a plataforma fornece o histórico de telefones, histórico de e-mails, situação cadastral, protestos, cheques sem fundo, perfil de consumo, inscrições em órgãos de proteção ao crédito, participação empresarial, veículos e processos judiciais. Em resumo, são mais de 25 categorias:

a Kronoos 03
Clique para mais zoom

É provável que você goste:

Playtest: como funciona a Lawgile

Cada campo pode ser ampliado, fornecendo uma gama de dados ao usuário. Com a plataforma, é possível saber, por exemplo, todos os números de telefones e os endereços eletrônicos que o ex-deputado federal já teve; quantos protestos Cunha tem em seu nome; seu perfil de consumo; sua pontuação (score) de crédito; e muitos outros dados.

Um recurso relevante é o GRÁFICO, que apresenta, de forma visual, as relações de parentesco mais próximas e as empresas vinculadas à pessoa pesquisada. Na ilustração abaixo, vemos todas as empresas pertencentes ao ex-deputado federal Eduardo Cunha. Se desejar, o usuário também pode criar novos dossiês clicando nos elementos da ilustração:

Com a ferramenta, o usuário poderá pesquisar todos os processos judiciais vinculados ao nome de Eduardo Cunha. A plataforma pesquisa em todos os tribunais brasileiros, tanto estaduais quando federais, entregando os resultados em poucos minutos. Além disso, os dados podem ser exportados para posterior visualização em planilhas (Microsoft Excel):

Clique para mais zoom

Dentro da Kronoos, o usuário pode consultar boletins de ocorrência relacionados ao ex-deputado federal. Além disso, consegue verificar se existem veículos e aeronaves em nome de Cunha, bem como se há débitos e/ou restrições relacionados aos automóveis. Em poucos minutos, aliás, é possível montar um dossiê completo de qualquer pessoa ou empresa:

Conclusão

Essas são, em suma, algumas das ferramentas da plataforma. Destaco que este não é um conteúdo patrocinado pela Kronoos. O quadro Playstest tem caráter educativo-informativo, com objetivo de apresentar aos profissionais do Direito as soluções tecnológicas existentes no mercado brasileiro, em suas mais diversas categorias.

Aliás, você já conhecia a Kronoos?

Enfim, não deixe de ler AQUI a minha entrevista com a startup.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Escritório de advocacia é condenado por simular problema técnico durante audiência virtual

Próximo

Cidade japonesa proíbe caminhar usando smartphone