Portal colaborativo reúne experiências de audiências e julgamentos online ao redor do mundo

Membros da comunidade jurídica britânica lançaram um portal colaborativo para reunir experiências de audiências e julgamentos online durante a pandemia. O projeto, promovido pela Society for Computers and Law, pela LawTech Delivery Panel e pela Her Majesty’s Courts & Tribunals Service (HMCTS), é liderado pelo professor Richard Susskind.

Remote Courts Worldwide

O Remote Courts Worldwide busca “manter as rodas da justiça girando”, promovendo e desenvolvendo novas maneiras de analisar os litígios em meio à crise. Em síntese, o site inclui notícias relacionadas à experiência de tribunais de países como Canadá, Singapura, Austrália, EUA, Índia, que deram os primeiros passos em direção às audiências online.

Em uma declaração conjunta, aliás, os organizadores do projeto assim escreveram:

A uma velocidade notável, novos métodos e técnicas estão sendo desenvolvidos. No entanto, existe o risco de a roda ser reinventada e a duplicação de esforços desnecessários em todo o mundo. Em resposta, a Remote Courts Worldwide oferece uma maneira sistemática de inovadores da corte remota e pessoas que trabalham no sistema judiciário para trocar notícias sobre sistemas, planos, idéias, políticas, protocolos, técnicas e salvaguardas.

É provável que você goste:

As três ondas de transformação do Direito no mundo pós-pandemia

portal colaborativo 01
O site inclui, em suma, notícias relacionadas à experiência de tribunais de alguns países

Já conforme o professor Susskind, que está liderando a iniciativa:

É hora de nos reunirmos globalmente para acelerar a introdução de audiências remotas por juízes. Nós não temos escolha. Os tribunais físicos estão se fechando. Não vale a pena lamentar qualquer falta de investimento passado nem prever que a tecnologia falhará. Vamos fazer acontecer. Precisamos aproveitar o momento e nos unir para acelerar o desenvolvimento de novas maneiras de oferecer resultados justos aos usuários dos tribunais.

A ideia do projeto foi concebida no Primeiro Fórum Internacional sobre Tribunais Online, realizado em Londres em dezembro de 2018. Na ocasião, 300 pessoas de 26 países se reuniram para conversar sobre como usar a tecnologia para transformar o trabalho dos tribunais. O portal surge, enfim, como resposta ao cenário emergencial que estamos vivendo.

Acesse o portal colaborativo

Clique AQUI para acessar o Remote Courts Worldwide.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

As três ondas de transformação do Direito no mundo pós-pandemia

Próximo

Como os tribunais estão lidando com os casos judiciais em meio à pandemia