Portal colaborativo reúne experiências dos tribunais brasileiros em meio à pandemia

No início de abril de 2020, membros da comunidade jurídica britânica lançaram um portal colaborativo para reunir experiências de audiências e julgamentos online durante a pandemia (COVID-19). A iniciativa, batizada de Remote Courts Worldwide, foi fundada para promover e desenvolver novas maneiras de analisar os litígios em meio à crise.

Inspirado no portal britânico, naquele mesmo mês de abril conversei com o Daniel Marques, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), sobre a possibilidade de lançarmos um projeto similar, mas focado exclusivamente na experiência dos tribunais brasileiros. O Daniel, de imediato, simpatizou com a ideia do portal colaborativo.

Entre os meses de abril e maio, realizamos algumas reuniões para alinhar todos os detalhes do projeto, definindo quais seriam os escopos das matérias e de que forma profissionais Brasil afora poderiam contribuir com a iniciativa. O resultado, aliás, você pode conferir a partir de hoje: acaba de ser lançado oficialmente o portal colaborativo Direito Exponencial.

portal 01

É provável que você goste:

Portal colaborativo reúne experiências de audiências e julgamentos online ao redor do mundo

Direito Exponencial

Direito Exponencial é um portal colaborativo promovido pela AB2L, que se destina a reunir experiências dos tribunais brasileiros em audiências e julgamentos online durante a pandemia de COVID-19. Em síntese, a iniciativa compila as principais matérias relacionadas às experiências dos tribunais, além de permitir a participação de profissionais de todo o país.

Já estamos vivendo um novo normal. E mais do que nunca a advocacia, o direito e justiça devem acelerar o processo de adoção tecnológica e inovação jurídica. Através de um direito exponencial iremos democratizar o acesso à justiça, que significa antes de tudo alcançar o bem tutelado com simplicidade, eficácia e clareza. – Daniel Marques

Como o tribunal do seu estado estão lidando com as demandas judiciais em meio à pandemia? Além disso, como as audiências do foro de sua cidade estão sendo conduzidas durante a crise de COVID-19? Todos são bem-vindos para colaborar com o projeto Direito Exponencial, compartilhando notícias, novas tecnologias, práticas e experiências.

Por décadas, os tribunais ao redor do mundo estiveram presos num círculo vicioso que impedia a mudança. Sobrecarregados, não conseguiram acompanhar as demandas tampouco formular alternativas para aprimorar o acesso à justiça. Mas a nova realidade está oferecendo aos sistemas de justiça um imenso potencial de reconfigurar – para melhor – o cenário jurídico. – Bernardo de Azevedo e Souza

Acesse o portal colaborativo

Clique AQUI para acessar o Direito Exponencial.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

O que a jurimetria pode fazer pelo advogado 4.0?

Próximo

Os tribunais estão funcionando bem ou mal durante a pandemia?