Susskind: a advocacia vai evoluir mais na próxima década que em todo o século passado

Compartilhe este conteúdo

Em recente palestra no Legal Management Forum 2020, Richard Susskind afirmou que a advocacia vai evoluir mais na próxima década que em todo o século passado. De acordo com o professor britânico, as mudanças vão ocorrer ainda que os próprios advogados não queiram, pois tudo depende dos clientes – e não dos próprios profissionais.

A advocacia vai evoluir como nunca antes

Conforme Susskind, a pandemia está quebrando tabus e princípios que, antes, pareciam inabaláveis. Um deles, sem dúvida, diz respeito à necessidade de escritórios físicos. Os advogados começaram a perceber, em síntese, que não precisam ter uma sede para exercer suas atividades. O trabalho pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer momento:

Isso abriu muitas mentes. – Richard Susskind 

a advocacia vai evoluir 01
A pandemia está quebrando tabus e princípios

O desafio do “mais por menos”

A pandemia está acentuando também aquilo que Susskind denomina desafio do “mais por menos”. Os clientes estão exigindo mais qualidade nos serviços prestados e desejando pagar cada vez menos. Na visão de Susskind, a melhor forma de evitar quedas drásticas no faturamento dos escritórios é mudando completamente a forma de trabalhar.

O fato é que as demandas estão crescendo numa escala maior e desproporcional se comparada à disponibilidade do mercado em pagar pelos serviços jurídicos. Além disso, o modelo de billable hours e o próprio sistema de tabelamento proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão sendo pressionados e tendo sua aplicabilidade questionada.

É provável que você goste:

O desafio do “mais por menos” poderá mudar radicalmente o futuro da advocacia

Inteligência artificial na advocacia

De acordo com Susskind, a inteligência artificial impulsionará a mudança do modelo de prestação de serviços jurídicos. Embora os investimentos tenham sido reduzidos durante a pandemia, o professor prevê que os escritórios logo perceberão a necessidade de liderar o desenvolvimento de produtos e serviços, com emprego de inteligência artificial.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima