• Quem sou eu
  • Palestras
  • Livros
  • Conteúdos
  • Soluções
Menu
  • Quem sou eu
  • Palestras
  • Livros
  • Conteúdos
  • Soluções
CONTATO
a advocacia vai evoluir

Susskind: a advocacia vai evoluir mais na próxima década que em todo o século passado

  • Bernardo de Azevedo
  • novembro 16, 2020

Em recente palestra no Legal Management Forum 2020, Richard Susskind afirmou que a advocacia vai evoluir mais na próxima década que em todo o século passado. De acordo com o professor britânico, as mudanças vão ocorrer ainda que os próprios advogados não queiram, pois tudo depende dos clientes – e não dos próprios profissionais.

A advocacia vai evoluir como nunca antes

Conforme Susskind, a pandemia está quebrando tabus e princípios que, antes, pareciam inabaláveis. Um deles, sem dúvida, diz respeito à necessidade de escritórios físicos. Os advogados começaram a perceber, em síntese, que não precisam ter uma sede para exercer suas atividades. O trabalho pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer momento:

Isso abriu muitas mentes. – Richard Susskind 

a advocacia vai evoluir 01
A pandemia está quebrando tabus e princípios

O desafio do “mais por menos”

A pandemia está acentuando também aquilo que Susskind denomina desafio do “mais por menos”. Os clientes estão exigindo mais qualidade nos serviços prestados e desejando pagar cada vez menos. Na visão de Susskind, a melhor forma de evitar quedas drásticas no faturamento dos escritórios é mudando completamente a forma de trabalhar.

O fato é que as demandas estão crescendo numa escala maior e desproporcional se comparada à disponibilidade do mercado em pagar pelos serviços jurídicos. Além disso, o modelo de billable hours e o próprio sistema de tabelamento proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão sendo pressionados e tendo sua aplicabilidade questionada.

É provável que você goste:

O desafio do “mais por menos” poderá mudar radicalmente o futuro da advocacia

Inteligência artificial na advocacia

De acordo com Susskind, a inteligência artificial impulsionará a mudança do modelo de prestação de serviços jurídicos. Embora os investimentos tenham sido reduzidos durante a pandemia, o professor prevê que os escritórios logo perceberão a necessidade de liderar o desenvolvimento de produtos e serviços, com emprego de inteligência artificial.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Curso Advocacia 4.0

ADVFLOW 2.0

Bernardo aconselha profissionais da área jurídica em todo o país e ministra palestras em empresas, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Instagram Linkedin Telegram

Conteúdos

  • Advocacia 4.0
  • Futuro do Direito
  • Lawtechs e legaltechs
  • Mundo afora

Livros

  • Visual Law
  • Legal Design e Visual Law
  • Metaverso e Direito
  • Inovação no Ecoss. Just.

Soluções

  • BA Advocacia
  • View 3D Studio
  • New Law
  • Seracto

Materiais

  • ADVFLOW 2.0
  • Provas digitais
  • Kanban ADV
  • M-Worlds
Copyright © 2023 Bernardo de Azevedo e Souza
Scroll Up
Whatsapp