Recente pesquisa lançada pela empresa de software jurídico Litera revelou que a tecnologia está facilitando o trabalho dos advogados. Conforme o relatório, intitulado Changing Lawyer Report 2022, os profissionais da advocacia passaram a adotar amplamente novas ferramentas em suas rotinas.
Tecnologia facilita o trabalho dos advogados
Os advogados estão se tornando mais abertos em relação à tecnologia. Em vez de se preocupar em como as novas ferramentas podem substituir suas funções, os profissionais estão compreendendo como elas podem auxiliá-los a trabalhar de forma mais eficiente, para atingir mais resultados.
A pesquisa revela que os clientes estão cada vez mais exigentes, levando os profissionais a investirem em tecnologia jurídica. Em síntese, à medida que as expectativas do cliente mudam, escritórios de advocacia que não adotam novas ferramentas correm o risco de enfrentar um futuro fatídico.
Nesse sentido, aliás, a adoção de sistemas que automatizam fluxos dentro dos escritórios de advocacia é um diferencial. “Os robôs nunca substituirão os advogados, mas advogados que usam robôs substituirão advogados quem não têm”, afirmou Tony Randle, sócio do Shoosmiths e um dos entrevistados.
É provável que você goste:
Os escritórios de advocacia vão ser multidisciplinares
A tecnologia pode ajudar os profissionais a prosperar
Os advogados estão reconhecendo não apenas que a tecnologia é essencial para a manutenção das atividades em tempos de crise; estão compreendendo também que as novas ferramentas podem levá-los a prosperar. Caitlyn Kasmar, sócia da Buckley, diz que nem imagina mais trabalhar sem tecnologia.
Mais de 80% dos advogados responderam que a tecnologia ajuda seu escritório a economizar dinheiro, concluir o trabalho mais rapidamente e facilitar o trabalho; 63% disseram que ajuda a trabalhar de forma mais colaborativa; e 53% afirmaram que a tecnologia facilita seu trabalho mais agradável.
David Curle, líder de pesquisa da Litera, acredita que os resultados teriam sido diferentes se a pesquisa tivesse sido realizada há cinco anos. Conforme ele, o simples fato de mais de 80% dos advogados reconhecerem a importância e necessidade de tecnologia para fazer seu trabalho é uma façanha.
Para Curle, boa parte da adoção de tecnologia nos escritórios de advocacia se deve à pandemia, que estimulou o trabalho remoto. O líder de pesquisa acredita que o uso de novas tecnologias aumentará, porque as empresas estão mais confiantes de seus potenciais – e as equipes seguirão o exemplo.
É provável que você goste:
Você já usa algum software jurídico na sua advocacia?
Pesquisa com advogados de diferentes países
Conduzido em março de 2022, o levantamento contou com a participação de 300 advogados, de escritórios de advocacia com mais de 80 funcionários cada. Profissionais dos EUA, Reino Unido, Itália, Áustria, França, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Suíça participaram da pesquisa.
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.