O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) instalará um laboratório de inovação e inteligência. A unidade, instituída pelo Decreto Judiciário nº 391/2020, deverá ser implementada nos próximos dias. Com o laboratório, o TJGO busca atender a estratégia nacional no âmbito do Poder Judiciário, imposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Laboratório de inovação e inteligência do TJGO
O laboratório de inovação e inteligência será um espaço destinado à realização de pesquisas, ao estudo e desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras. Em síntese, o objetivo é atender os objetivos estratégicos e metas nacionais e institucionais do Poder Judiciário. Além disso, a iniciativa busca – a longo prazo – aprimorar a própria prestação jurisdicional.

É provável que você goste:
Advogados corporativos estão ansiosos, estressados e cansados, revela pesquisa
Participação de magistrados e servidores
De acordo com o ato que institui a unidade, o laboratório contará com a participação de magistrados, servidores e demais usuários do serviço jurisdicional. A ideia, em resumo, é que todos possam interagir no ambiente, desenvolvendo atividades conjuntas, trocando dados e conhecimentos, para, desse modo, aprimorar as práticas de gestão do TJGO.
Ainda conforme o documento, o laboratório poderá atuar em conjunto com outros laboratórios ou agentes de inovação do setores público e privado que possuam a mesma finalidade. Além disso, o decreto também abre espaço à participação do público interno e externo do Judiciário, de modo a contribuir com as iniciativas de inovação a serem realizadas.
Clique AQUI para ler Decreto Judiciário nº 391/2020, que institui o laboratório de inovação e inteligência.
Experiências de outros tribunais
Além do TJGO, outros tribunais brasileiros estão investindo em laboratórios de inovação e novas práticas. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) está apostando em sistemas para automatizar ações repetitivas. Já o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) está investindo sessões online de mediação e conciliação.
Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.