TJRJ inaugura Núcleo de Inovação do Poder Judiciário (LabLexRio)

Compartilhe este conteúdo

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) inaugurou o Núcleo de Inovação do Poder Judiciário (LabLexRio). A iniciativa, que funcionará com um laboratório em diferentes áreas – como tecnologia, gestão de pessoas e design organizacional –, pretende desenvolver instrumentos para aprimorar e oferecer mais celeridade à prestação jurisdicional.

Núcleo de Inovação do Poder Judiciário

De acordo com o presidente do TJRJ, Henrique de Andrade Figueira, a busca por inovação é um “elemento essencial para garantir ao cidadão uma gestão eficiente e um serviço de qualidade”. Conforme Figueira, a pesquisa e adoção de práticas inovadoras em gestão e governança poderão otimizar os resultados do tribunal em benefício da sociedade.

O relatório Justiça em Números (2020), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), avaliou o TJRJ como o tribunal mais produtivo do país. Só para ilustrar: o tribunal carioca processa, por ano, mais de 8 milhões de ações. A incorporação de novos métodos permitirá, agora, melhorar a forma como magistrados e servidores exercem suas atividades.

núcleo de inovação 01
A iniciativa funcionará com um laboratório em diferentes áreas

É provável que você goste:

Programa Justiça 4.0 pretende oferecer “nova realidade para o Judiciário”

Mais detalhes do LabLexRio

O Ato Normativo nº 03/2021 regulamenta o LabLexRio. Conforme o documento, a idealização e a prototipagem dos projetos do núcleo  desenvolvidas em parceria com instituições públicas e privadas. Além disso, equipes responsáveis pela gestão administrativa de pessoas e processos também poderão participar do desenvolvimentos dos projetos.

Caberá aos integrante do LabLexRio “idealizar e pensar inovações no âmbito do Poder Judiciário nas áreas de tecnologia, novos serviços e plataformas judiciais com vistas à melhoria dos serviços”. Conforme o TJRJ, os protótipos serão elaborados a partir da criação dos projetos, “com provas de conceito e testes, antes da aplicação em larga escala”.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?