• Quem sou eu
  • Palestras
  • Livros
  • Conteúdos
  • Soluções
Menu
  • Quem sou eu
  • Palestras
  • Livros
  • Conteúdos
  • Soluções
CONTATO
audiência virtual

TJSP anula audiência virtual, após advogado não receber link de acesso

  • Bernardo de Azevedo
  • janeiro 16, 2021

A 12ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) anulou uma audiência virtual, após o advogado de um dos réus não ter recebido o link de acesso para a videoconferência. Por unanimidade, a turma julgadora determinou a remarcação do ato, com disponibilização prévia do link de acesso para o procurador do caso.

Entendendo o caso

Em 26 de agosto de 2020, o advogado J. P. O. M., que atuava em favor de M. A. M., não recebeu o link de acesso para uma audiência virtual de oitiva de testemunhas. Inconformado com a situação, o procurador se manifestou nos autos, em tramitação na comarca de Cesário Lange (SP), requerendo a nulidade da solenidade virtual.

Ao analisar o pedido, contudo, o magistrado da comarca entendeu não ser o caso de nulidade relativa, pois a defesa foi intimada da expedição da carta precatória. Ainda conforme o julgador, o advogado não comprovou o prejuízo ao réu, impossibilitando o reconhecimento da nulidade relativa (fl. 826 dos autos originais).

audiência virtual 01
O advogado não recebeu o link de acesso para a audiência virtual

É provável que você goste:

Lançado o primeiro livro sobre Visual Law do Brasil

Em face da decisão, o advogado impetrou habeas corpus ao TJSP, alegando constrangimento ilegal e requerendo a anulação da audiência. Ao analisar a impugnação, em suma, o desembargador Vico Manãs entendeu ser evidente o constrangimento ilegal por cerceamento de defesa, justificando a anulação e a remarcação de nova audiência.

Conforme o relator, ao não ter sido franqueado ao advogado o acesso à audiência, é indiscutível a nulidade. Ao contrário da decisão de primeiro grau, o desembargador entendeu que o prejuízo para o réu é presumido, gerando nulidade absoluta. De acordo com Manãs, o caso é de clara violação à garantia constitucional da ampla defesa.

TJSP anula audiência virtual

Ainda conforme o relator, a falta de disponibilização do link para participar da audiência virtual configura obstáculo material. “Como o causídico assistiria o ato sem contar com o endereço para acesso remoto?”, indagou o desembargador em seu voto. Sendo assim, Vico Manãs concedeu a ordem para anular a audiência, com remarcação de novo ato.

Os demais desembargadores acompanharam o voto do relator.

Íntegra da decisão

Clique AQUI para ler a decisão.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Curso Advocacia 4.0

ADVFLOW 2.0

Bernardo aconselha profissionais da área jurídica em todo o país e ministra palestras em empresas, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Instagram Linkedin Telegram

Conteúdos

  • Advocacia 4.0
  • Futuro do Direito
  • Lawtechs e legaltechs
  • Mundo afora

Livros

  • Visual Law
  • Legal Design e Visual Law
  • Metaverso e Direito
  • Inovação no Ecoss. Just.

Soluções

  • BA Advocacia
  • View 3D Studio
  • New Law
  • Seracto

Materiais

  • ADVFLOW 2.0
  • Provas digitais
  • Kanban ADV
  • M-Worlds
Copyright © 2023 Bernardo de Azevedo e Souza
Scroll Up
Whatsapp