Veja como a qualidade da animação 3D evoluiu desde o caso Nardoni

Compartilhe este conteúdo

Na noite de 29 de março de 2008, a menina Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi jogada do sexto andar de um edifício em São Paulo (SP), no qual morava com seu pai, Alexandre Nardoni, e sua madrasta, Anna Carolina Jatobá. O caso Nardoni chocou o Brasil na época e foi intensamente veiculando em noticiários, incluindo o Fantástico, da Globo.

Animação 3D no caso Nardoni

Um fato que chamou atenção, durante um dos episódios do programa, foi a exibição de uma animação 3D relacionada ao caso. O vídeo apresentava a reconstrução da dinâmica dos fatos, desde o momento no qual Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá estavam na garagem do edifício até a hora em que o pai joga Isabella pela janela do sexto andar.

Relembre, em síntese, a animação divulgada na época:

É provável que você goste:

Como a animação 3D pode ajudar a representar acidentes de trânsito

O olhar de grande parte da população sobre como o crime aconteceu certamente foi influenciado pela animação 3D. Muitas pessoas recordam até hoje de frames do vídeo apresentado no Fantástico, sobretudo o momento em que Alexandre leva Isabella até a janela e joga a menina. Apesar do desfecho tráfico, o episódio revela o poder da animação 3D.

A qualidade gráfica da animação 3D evoluiu desde então

Pesquisas já demonstraram que vídeos e animações nos auxiliam a compreender e reter melhor as informações apresentadas. Por conta disso, aliás, um número cada vez maior de advogados tem usado tais recursos visuais em processos judiciais, para expor melhor seus argumentos, e no âmbito do Tribunal do Júri, para convencer os jurados.

À medida que a tecnologia avança, aumenta também a qualidade gráfica das animações 3D. Hoje em dia, só para ilustrar, é possível representar personagens e ambientes em seus mínimos detalhes. Softwares como Blender e Cinema 4D permitem aprimorar a narrativa  jurídica de forma visual, facilitando a compreensão das teses pelos magistrados.

Veja como a animação 3D evoluiu na esfera jurídica desde o caso Nardoni, neste vídeo produzido pela View 3D Studio:

Advogados já estão aproveitando o potencial para animação 3D na advocacia. Quer saber mais sobre o assunto? Nesta quinta-feira, às 20h, vou fazer a MasterClass Inovação e Tecnologia para Advogados. Se você enxergar novas possibilidades de atuação, conhecer novas tecnologias e impulsionar seus resultados, clique aqui para se inscrever.

Espero você lá!


OBS. A evolução da animação 3D tratada neste texto está relacionada à aplicação na esfera jurídica. Se pensarmos em outras indústrias, como a dos games, a evolução aconteceu de forma muito acelerada. Em 2008, aliás, jogos de computador ou videogames já apresentavam qualidades gráficas muito superiores àquela utilizada no caso Nardoni.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima