2 cursos online gratuitos de programação para advogados

Recentemente escrevi um texto, neste site, abordando algumas reflexões sobre programação para advogados. No post (aprender programação deve estar entre as preocupações do advogado 4.0?), sustentei que muitos advogados provavelmente serão excelentes profissionais sem saber nada de programação. Escrevi, aliás, que conheço profissionais bem-sucedidos que jamais aprenderam um linha sequer de codificação.

Contudo, afirmei que aprender programação, mesmo que apenas noções básicas, diferencia o advogado da maioria. E, ao se diferenciar da maioria, o profissional naturalmente ampliará seu leque de atuação, desenvolverá novas relações, receberá mais oportunidades e, consequentemente, fechará novos negócios. Sendo assim, a pergunta permanece: aprender programação deve estar entre as preocupações do advogado 4.0?

2 cursos online gratuitos de programação para advogados

Se você deseja ser um profissional diferenciado, mais qualificado e melhor preparado para os desafios do Revolução 4.0, a resposta é afirmativa. Ao decidir aprender noções de programação, em pouco tempo você perceberá que tal habilidade oferece muitos benefícios. Desse modo, com o objetivo de ajudar os leitores que desejam aprender mais sobre o assunto, indico hoje 2 cursos online gratuitos de programação para advogados.

1. CS50 for Lawyers

Oferecido pelo edX, em parceria com a Harvard University, CS50 for Lawyers é totalmente online e gratuito (o aluno somente paga se desejar, ao final, receber o certificado de conclusão). Em síntese, o treinamento é um spin-off do curso de Introdução à Ciência da Computação oferecido pela Harvard University, sendo a dinâmica de ensino projetado para advogados, advogadas e estudantes de Direito.

O curso abrange tópicos como pensamento computacional, algoritmos, linguagens de programação, estruturas de dados, cibersegurança e computação em nuvem, com especial ênfase no entendimento de como as soluções tecnológicas podem afetar os clientes. Além disso, o treinamento fornece aos alunos uma experiência prática em Python e SQL, linguagens através das quais podem extrair dados para obter respostas.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o curso.

2. Programming for Everybody

Programming for Everybody faz parte de um programa maior de cursos integrados oferecidos pela Coursera, em parceria com a University of Michigan. O curso online tem por objetivo ensinar noções básicas de programação a todos, advogados ou não. Os conteúdos abrangem o básico de como construir um programa a partir de instruções simples em Python. O curso está avaliado com nota 4,8 (mais de 18 mil avaliações).

No curso, o interessado aprende a programar com Python. Além disso, aprende a desenvolver programas para coletar, limpar, analisar e visualizar dados. O curso é gratuito e, à semelhança do anterior, o aluno somente paga se desejar receber o certificado de conclusão. Além disso, há quatro cursos gratuitos que acompanham o mesmo programa, sendo ideais para quem deseja se aprofundar mais em programação.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o curso.

Faltou algum curso gratuito de programação importante?

Deixe seu comentário abaixo!


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Conheça as principais categorias de legal techs australianas

Próximo

2 palestras essenciais para saber mais sobre Legal Design