3 episódios de podcasts sobre inteligência artificial no Direito

Os debates em torno da inteligência artificial no Direito têm sido cada vez mais frequentes. No âmbito do Poder Judiciário, investimentos em sistemas de inteligência artificial (IA) são vistos como um caminho sem volta para responder ao crescimento das demandas judiciais. O VICTOR, aliás, é uma das apostas para aumentar a eficiência na tramitação e velocidade da avaliação judicial dos processos que chegam ao STF.

Já na iniciativa privada, escritórios de advocacia apostam no potencial das soluções de IA. Só para ilustrar: os objetivos vão desde a melhoria dos fluxos de trabalho à necessidade de se destacar no competitivo mercado jurídico. Com objetivo de ajudar os leitores do site a compreender mais as dimensões do tema, selecionei três importantes episódios sobre inteligência artificial no Direito. Confira, então, as indicações de hoje:

1. Inteligência artificial

Podcast: JurisCast

Convidado: Daniel Marques

Resumo: neste episódio, o diretor executivo da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) fala sobre alguns sistemas de iniciativas de inteligência artificial (IA) já existentes no mercado jurídico brasileiro. Além disso, o convidado comenta suas projeções para os próximos anos.

  • Enfim, clique AQUI para ouvir o episódio.

É provável que você goste:

3 episódios de podcasts para saber mais sobre resolução de conflitos online (ODR)

2. Inteligência artificial no mundo jurídico

Podcast: Direito e Tecnologia

Convidado: Caio Santos

Resumo: o convidado deste episódio é Caio Santos, fundador e CEO do DataLawyer. Em síntese, Caio fala sobre a IA e também a respeito da técnica de extração de entidade, que se propõe a mapear textos/informações jurídicas e extrair informações para análise posterior.

  • Enfim, clique AQUI para ouvir o episódio.

3. Sobre inteligência artificial e outros assuntos

Podcast: Direito e Tecnologia

Convidado: Eduardo Magrani

Resumo: neste episódio, o professor Eduardo Magrani fala sobre algoritmos, governança, ética, regulação e IA. Além disso, o convidado explica as categorias de IA, bem como sustenta que o Brasil ainda está numa fase embrionária de implementação dessa tecnologia.

  • Enfim, clique AQUI para ouvir o episódio.

Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Departamentos jurídicos preferem Excel a sistemas de inteligência artificial para gerenciar contratos

Próximo

Chatbots são diferenciais competitivos em escritórios de advocacia?