3 livros essenciais para entender o futuro da Advocacia

Há alguns dias escrevi um texto com indicações de livros para entender o futuro do Direito. Dada a repercussão do post, escrevo agora com indicações de livros para entender o futuro da Advocacia. Fica novamente o alerta: elencar obras em uma lista é sempre um desafio, pois sempre se corre o risco de esquecer de algo. Mas, ainda assim, corro o risco de indicar alguns livros para entender o futuro da Advocacia.

É provável que você goste:

5 livros essenciais para entender o futuro do Direito

O futuro da Advocacia

Confira, então, as sugestões:

1. Tomorrow’s Lawyers: An Introduction to Your Future (2013)

o futuro da advocacia 01

Sem dúvida, a principal obra sobre o futuro da Advocacia. Embora sem tradução para o português, o livro é fundamental para advogados. As ideias centrais da obra, aliás, foram exploradas e adaptadas em diversos artigos publicados neste site. O professor britânico Richard Susskind ilustra como ninguém os desafios que os profissionais da advocacia deverão enfrentar no futuro.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o livro.

2. O advogado do amanhã: estudos em homenagem ao professor Richard Susskind (2019)

o futuro da advocacia 02

O livro, organizado por Bruno Feigelson, Daniel Becker e Giovani Ravagnani, é a versão brasileira da obra Tomorrow’s Lawyers. Com abordagem multidisciplinar, são agrupados textos sobre novos modelos de escritórios de advocacia, governança em escritórios de advocacia, tecnologia na Administração Pública, contratos gráficos, automação de documentos jurídicos e smart contracts.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o livro.

3. Advocacia 4.0 (2019)

o futuro da advocacia 04

Organizado por Viviane Nóbrega Maldonado e Bruno Feigelson, o livro reúne uma série de temas fundamentais que os profissionais da advocacia devem dominar para ter sucesso no mercado jurídico do futuro. Entre as temáticas estão: sandbox regulatório, tecnologia no Poder Judiciário, inteligência artificial, blockchain, legal design, lawtechslegaltechs e jurídico data-driven.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o livro.

Gostou das indicações de livros para entender o futuro da Advocacia?

Faltou algum livro importante? Deixe seu comentário abaixo!


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

3 podcasts para entender o futuro do Direito

Próximo

Por que muitos escritórios de advocacia não estão aproveitando o potencial da tecnologia?