3 TEDx Talks essenciais para entender o futuro do Direito

Compartilho hoje três TEDx Talks a que assisti recentemente e que considero essenciais para entender o futuro do Direito. As palestras, gravadas respectivamente nos anos de 2016, 2017 e 2018, são todas ministradas em inglês. Contudo, para os leitores e leitoras com dificuldade de compreensão na língua, é possível ativar, clicando no símbolo de engrenagem (YouTube), a tradução automática para o português.

3 TEDx Talks essenciais para entender o futuro do Direito

Vamos, então, às indicações:

1. Technology changes, the Law follows (2016)

Nesta palestra, o advogado Mark Avsec afirma que não somos capazes de evitar as mudanças, por mais que queiramos. Conforme ele, em referência ao clássico desenho Aladdin, uma vez que o “gênio” tecnológico é libertado, não conseguimos colocá-lo de volta à “lâmpada”. Avsec parte da premissa de que cabe à tecnologia conduzir as mudanças, enquanto cabe ao Direito acompanhar as transformações.

Enfim, confira a seguir o TEDx Talk:

2. RegTech, LawTech and the future of lawyers (2017)

De acordo com Henri Arslanian, líder da PwC FinTech & RegTech para a Ásia, as novas tecnologias estão remodelando os negócios como os conhecemos, incluindo o mercado jurídico. Embora não acompanhe o ritmo social com tanta velocidade, o Direito também será transformado. Conforme Arslanian, as lawtechs nos permitirão repensar e desenhar completamente os conceitos básicos do acesso à justiça.

Enfim, confira a seguir o TEDx Talk:

Se você gosta de TEDx Talks, é provável que você goste também:

3 palestras de Richard Susskind para entender o futuro do advocacia

3. How programming can make the law more accessible (2018)

Na palestra, Jason Morris aborda as aplicações da inteligência artificial no mundo do Direito. O fundador do capítulo Edmonton do movimento global Legal Hackers acredita que os algoritmos têm potencial de tornar os serviços jurídicos mais efetivos. Conforme Morris, os sistemas de inteligência artificial são capazes de ajudar os advogados a tomarem melhores decisões, a partir de um framework de possíveis cenários jurídicos.

Enfim, confira a seguir o TEDx Talk:


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

O melhor conselho que se pode dar a um estudante de Direito, segundo Richard Susskind

Próximo

O mercado jurídico será radicalmente transformado até 2033