CódigoConduta integra todos os documentos da gestão do Compliance em uma única ferramenta

Continuo a série de entrevistas com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs do Brasil. Em mais uma entrevista da série, recebi a CódigoConduta, uma plataforma que integra todos os documentos da gestão do Compliance em uma única ferramenta. Conversei com o sócio-diretor Fernando Henrique Zanoni sobre o funcionamento e os planos para o futuro.

Em síntese, conheça mais detalhes da CódigoConduta:

CódigoConduta 01

1. Em primeiro lugar, como surgiu a CódigoConduta?

A CódigoConduta.com surgiu entre novembro e dezembro de 2017. À época eu estava repensando a minha carreira, após ter atuado por 8 anos em multinacionais líderes no seu segmento de atuação como o Terminal de Contêineres de Paranaguá S.A., a Arauco do Brasil S.A. e a Neodent.

Foi quando conheci minha sócia, Cynzia Fontana, que também tem um background no jurídico corporativo, tendo atuado por 15 anos na Leão Junior S.A. (Matte Leão) e no Grupo Coca-Cola. A sinergia foi imediata, pois ambos queríamos trabalhar com Compliance e entendíamos que nossa experiência corporativa seria um diferencial.

2. Em síntese, quais são os serviços oferecidos pela startup?

Nós iniciamos a CódigoConduta oferecendo consultoria para implantação e sofisticação de programas de Compliance. Após conhecermos algumas ferramentas do mercado, decidimos desenvolver nosso próprio sistema de gestão de Compliance e canal de denúncias, baseados nas ISO 19600:2014 e 37001:2017.

Atualmente nós assessoramos empresas na implementação de Programas de Integridade, na Identificação, Análise e Gestão de Riscos Corporativos, na Gestão Terceirizada de Canal de Denúncias e prestando consultoria em conformidade e integridade. Além disso, realizamos auditorias internas e de certificação.

3. Qual o diferencial da CodigoConduta em relação às demais iniciativas/startups que oferecem produtos/serviços similares?

Nossa plataforma foi pensada para integrar em uma única ferramenta todos os documentos relacionados à gestão do Compliance dentro de uma organização. Nosso diferencial, quanto à forma de atuação, conforme já dito, advém da nossa experiência corporativa, que nos permite estruturar o Compliance de maneira estratégica dentro das organizações nas quais atuamos, e não como se serviço jurídico fosse.

Essa visão holística e multidisciplinar do Compliance, aliada à uma ferramenta que foi projetada de acordo com os requisitos das normas ISO, é hoje nosso maior diferencial competitivo.

4. Aliás, a CódigoConduta tem um Propósito Transformador Massivo (MTP)? Se sim, qual?

Sim, nosso MTP é trabalhar o Compliance como ferramenta de gestão e de transformação do ambiente de negócios no Brasil, de dentro para fora das organizações.

É provável que você goste:

Conheça Resolva Rápido, uma plataforma de conciliação entre consumidores e empresas

5. Só para ilustrar, quem são as pessoas por trás da CódigoConduta?

Atualmente somos dois Sócios-Diretores. A Cynzia Fontana é advogada de formação, especialista em Direito Societário, Compliance e Gestão de Riscos, Investigações Corporativas, com MBA Executivo em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV. Ela atualmente é Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR e do Compliance Women Committee e tem um sólido background na implantação de boas práticas de governança, políticas, procedimentos e sistemas de controles internos, treinamentos e divulgação de Programas de Integridade.

Eu também sou advogado de formação, mas costumo dizer que não atuo mais como causídico e sim como profissional de conformidade e integridade corporativa. Sou certificado pela Compliance Certification Board como Compliance & Ethics Professional – International e pelo Instituto ARC como Certified Expert in Compliance, além de ser Auditor Líder ISO 37001:2017 e ISO 19600:2014, formado pela RINA, membro da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e da Associação Brasileira de Auditoria, Gestão de Riscos e Compliance (ABRARC).

6. Enfim, quais são os planos da startup para os próximos anos?

Nosso plano é expandir a empresa e conquistar clientes dos mais variados segmentos em outros estados. Nosso sistema de gestão de Compliance nos permite implementar ou sofisticar programas de integridade em todo país, de modo que não estamos restritos a atuar somente em Curitiba, ou mesmo no Paraná.

Atualmente temos consolidado nossa presença em toda a região sul, participando e patrocinando eventos, de modo a fortalecer nossa marca. Atendemos clientes em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Minas Gerais. Startups, Indústrias, Transportadoras, Operadoras de Planos de Saúde, Hospitais, Organizações do Terceiro Setor e Empresas do Agronegócio estão no nosso portfólio, de modo que pretendemos ampliar nossos horizontes tanto no que tange à localidade quanto à segmentos de atuação.


Aliás, você já conhecia a CódigoConduta?

Deixe seu comentário abaixo!


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Conheça Resolva Rápido, uma plataforma de conciliação entre consumidores e empresas

Próximo

AdvoHelp ajuda advogados a localizar e contratar correspondentes