Conheça Resolva Rápido, uma plataforma de conciliação entre consumidores e empresas

Continuo a série de entrevistas com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs do Brasil. Em mais uma entrevista da série, recebi a Resolva Rápido, uma plataforma de conciliação entre consumidores e empresas. Conversei com o Bruno Santos, responsável pelo marketing e comunicação, sobre o funcionamento e os planos para o futuro. Em síntese, conheça mais detalhes da Resolva Rápido:

Resolva Rápido 01

1. Em primeiro lugar, como surgiu a Resolva Rápido?

A Resolva Rápido surgiu da percepção do advogado André Luiz Rodrigues de Assis em ofertar assessoria e consultoria jurídica aos consumidores vítimas de fraudes e outras demandas relativas ao Direito do Consumidor em um ambiente virtual e seguro, sem que houvesse a necessidade do cliente se deslocar até um escritório de advocacia. Com o intuito de colocar o projeto em prática, o Dr. André apresentou a ideia aos futuros sócios e juntos desenvolveram a Resolva Rápido, a forma mais direta de defesa dos consumidores.

2. Quais são os serviços oferecidos pela startup?

A Resolva Rápida atua na proteção e defesa dos consumidores, propondo a resolução de conflitos consumeristas através de procedimentos extrajudiciais e judiciais. Em síntese, o foco principal é a defesa dos consumidores vítimas de fraudes e negativações indevidas, garantindo as reparações e indenizações devidas em cada caso. Além de atuar na defesa direta de consumidores lesados, a Resolva Rápido disponibiliza em sua plataforma informações e notícias relativas ao Direito do Consumidor.

É provável que você goste:

Freelaw conecta escritórios de advocacia a advogados especializados sob demanda

3. Qual é o diferencial da Resolva Rápido em relação às demais startups que oferecem soluções similares?

Ao contrário da maioria das plataformas de solução de conflitos, a Resolva Rápido tem contato direto com o consumidor, ou seja, ela tem como cliente o consumidor lesado, que tem a Resolva como um instrumento direto de defesa e proteção, garantindo assim a reparação justa e eficaz.

Além do contato e contratação com o consumidor ser realizado em um ambiente virtual, sem a necessidade do cliente deslocar-se a um escritório físico, os serviços prestados pela Resolva Rápido somente serão remunerados em caso de êxito na reparação dos danos. Ou seja, se o cliente não é reparado, a Resolva também não será remunerada.

A Resolva privilegia a solução amigável e extrajudicial dos conflitos, de forma a agilizar as reparações. No entanto, sendo necessário para garantir a proteção do consumidor, serão propostas ações judiciais de reparação por danos materiais e morais, pois o foco é garantir a defesa do consumidor.

O corpo jurídico da Resolva Rápido garante que somente reclamações e demandas plausíveis sejam aprovadas para atendimento, evitando que oportunistas, aventureiros e criminosos se utilizem da plataforma para buscar reparações indevidas ou sem possibilidade jurídica.

4. Aliás, a Resolva Rápido tem um Propósito Transformador Massivo (MTP)? Se sim, qual?

Apesar da Resolva Rápido ser uma legaltech em early stage, a mesma possui grandes ambições, e projeta tornar-se a maior plataforma online de assessoria aos consumidores brasileiros na reparação dos danos causados em relações consumeristas.

5. Só para ilustrar, quem são as pessoas por trás da startup?

  • André Luiz Rodrigues de Assis: é advogado, consultor jurídico, Pós Graduando em Advocacia Cível pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, Pós Graduando em Direito Ambiental pela UFPR, atuando principalmente na região metropolitana de Belo Horizonte, sendo grande entusiasta de temas relativos à Direito e Tecnologia. É o CEO da Resolva Rápido;
  • Guilherme Reis: é engenheiro de software, especialista em blockchain, professor na pós graduação de direito e tecnologia na Faculdade Arnaldo e no MBA de Blockchain no IGTI, além de gestor de projetos na SSX Digital. Na Resolva Rápido ele é responsável pela área de tecnologia e desenvolvimento;
  • Bruno Santos: é publicitário e especialista em comunicação digital. Consultor de comunicação, produtor de conteúdo para web e gestor de projetos digitais, é responsável pelo marketing e comunicação da Resolva.

6. Enfim, quais são os planos da Resolva Rápido para os próximos anos?

A Resolva Rápido está em processo de validação da plataforma na região metropolitana de Belo Horizonte, já obtendo respostas e resultados positivos que já permitem a sua consolidação e expansão, de forma a garantir investimentos para aprimoramento do sistema de gestão e publicidade.

O ano de 2020 é de grande expectativa para a startup, que pretende se consolidar no mercado mineiro no primeiro semestre, e, a partir do segundo semestre, investir em um plano de expansão para outros Estados.

Além do plano de expansão e aprimoramento, a Resolva Rápido busca participar de todos os debates sobre os desafios e oportunidades que envolvem o tema tecnologia e direito, as barreiras legais e regulatórias, tentando assim contribuir para a evolução das carreiras jurídicas, de forma a garantir a prestação de serviços de proteção e defesa do consumidor através de métodos atuais, atentos às demandas da sociedade, de forma ética e legal.


Aliás, você já conhecia a Resolva Rápido?

Deixe seu comentário abaixo!


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

3 podcasts para aprender sobre Direito, inovação e novas tecnologias

Próximo

CódigoConduta integra todos os documentos da gestão do Compliance em uma única ferramenta