DATAMUNDI é um jogo de conscientização sobre privacidade e proteção de dados

O projeto socioeducativo Juventude Privada, destinado ao ensino voluntário de privacidade e proteção de dados aos jovens, em parceria com o LGPD Acadêmico, formado por profissionais de diversas áreas com o propósito de produzir materiais e disseminar conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, acaba de lançar o DATAMUNDI.

O DATAMUNDI é um jogo de tabuleiro sobre privacidade, proteção de dados, cidadania digital e segurança na Internet. Em suma, a proposta do jogo é explorar o DATAMUNDI, um mundo hiperconectado no qual os dados estão em todo lugar. Os jogadores devem ter cuidado com as informações que compartilham, sob pena de perderem pontos.

O jogo é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa. Basta se interessar por temas como privacidade, proteção de dados, cidadania digital e segurança na Internet. A estrutura do jogo, aliás, está pronta e pode ser acessada AQUI. Feito o download, é só imprimir, recortar as peças (como dados, cartas e escudos), montar o jogo e convidar os amigos.

DATAMUNDI 01
O jogo é gratuito e pode ser acessado por qualquer pessoa

É provável que você goste

3 episódios de podcasts para entender a LGPD

Desenvolvendo o DATAMUNDI

Em conversa com a coordenadora e desenvolvedora do jogo, Aline Fuke Fachinetti, ela me relatou que o jogo busca ensinar famílias, crianças e jovens sobre privacidade, proteção de dados, fake news, cidadania digital e segurança na internet, que são temas que precisam ser mais debatidos e verdadeiramente democratizados. De acordo com ela,

Muitas vezes, por parecer temas mais “sérios”, acabam não tendo tanto engajamento dos jovens e da sociedade. Pensamos em solucionar isso através de um jogo de tabuleiro. Ao invés de somente ter que ler um texto, pesquisar na internet ou estudar o tema, que costuma gerar menos envolvimento e entusiasmo, o aprendizado se converte num momento de diversão em grupo e em família – muito oportuno para o nosso contexto atual de distanciamento social. – Aline Fuke Fachinetti

Além de Aline, responsável pelo desenvolvimento do jogo, estiveram envolvidos no desenvolvimento técnico do jogo os seguintes profissionais: Adriane Loureiro, Angela Rosso, Beatriz Matta, Fábio Aspis, Fernanda Maia, Fernando Bousso e Remilina Yun. A iniciativa contou ainda com o apoio e visão do professor Marcel Leonardi.

Enfim, clique AQUI para saber baixar agora o jogo DATAMUNDI.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Advogados do Texas são contra o júri virtual, revela pesquisa

Próximo

Embalsamadores digitais: quem são esses profissionais?