Taxcel oferece soluções para a leitura e edição de arquivos do SPED

Continuo a série de entrevistas com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs do Brasil. Na entrevista de hoje, recebi a Taxcel, uma plataforma que oferece soluções para a leitura e edição de arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Conversei com o Pedro Lima, CEO da startup, sobre o funcionamento da Taxcel e os planos para o futuro.

Conheça, então, mais detalhes da Taxcel:

Taxcel 01

1. Em primeiro lugar, como surgiu a Taxcel?

A Taxcel surgiu para resolver uma “dor” que todo profissional da área fiscal tem: revisar e editar os arquivos digitais que são exigidos pelo fisco. Nesse sentido, desenvolvemos uma forma dos profissionais interagirem com os arquivos digitais em uma plataforma mais amigável para quem é da área fiscal e contábil, que é o Excel. A partir dessa primeira solução, vislumbramos também a oportunidade de aproveitar esses arquivos gerados para o fisco para fins de Analytics para a área de tax e outras áreas de back office também.

2. Só para ilustrar: quais são os serviços oferecidos pela startup?

A Taxcel oferece soluções para a leitura e edição de arquivos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e uma ferramenta de Analytics para Tax a partir dos dados apresentados para o fisco, sem a necessidade de integração com ERPs.

3. Qual é o diferencial da Taxcel em relação às demais startups que oferecem soluções similares?

A Taxcel oferece soluções simples e fáceis de serem utilizadas, principalmente por profissionais que não são da área de tecnologia (no caso, profissionais da área contábil e fiscal). Além disso, a ferramenta é inovadora no que se refere à criação de dashboards do Power BI a partir dos arquivos entregues ao fisco, sendo a primeira ferramenta de Analytics voltada para a área tributária.

É provável que você goste: 

Enlighten oferece serviços de tecnologia para departamentos jurídicos

4. Aliás, a Taxcel tem um Propósito Transformador Massivo (MTP)? Se sim, qual?

Sim. Queremos popularizar o conceito de data analytics para a área fiscal e contábil, tornando mais fácil aos profissionais dessas áreas o acesso a essas novas tecnologias.

5. Quem são as pessoas por trás da startup?

O fundador é o Pedro Lima, profissional com mais de 15 anos de experiência em consultoria tributária, tendo passagem inclusive em auditorias “big four” e o cofundador é o Leonardo, desenvolvedor experiente em plataformas Microsoft.

6. Enfim, quais são os planos da Taxcel para os próximos anos?

Consolidador-se com uma empresa inovadora, parceira e de excelência técnica na área tributária e de analytics no geral.


Então, você já conhecia a Taxcel?

Deixe seu comentário abaixo!


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

A liberalização dos serviços jurídicos será uma realidade no Brasil?

Próximo

Advocacia 4.0: como superar o desafio do “mais por menos”