3 episódios de podcasts para saber mais sobre jurimetria

A jurimetria é a disciplina que aplica metodologia estatística ao estudo do Direito. Conforme Marcelo Guedes Nunes, cofundador da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), por meio dela somos capazes de descrever e entender o que está acontecendo no plano do Direito. Sua relevância é tamanha que, na visão do especialista, a inclusão da disciplina nos currículos das faculdades é irreversível, sendo mera questão de tempo.

Com objetivo de ajudar os leitores a compreender mais as dimensões do tema, selecionei três importantes episódios sobre jurimetria (o assunto, aliás, tem pouca bibliografia nacional produzida até o momento). Nos dois primeiros, você escutará especialistas que aplicam soluções de jurimetria na prática, de modo a ajudar profissionais do Direito a obter resultados efetivos. Já o último oferece resultados de importantes pesquisas sobre o tema.

Confira, então, as indicações:

1. Jurimetria: é possível prever o futuro

Podcast: Direito 4.0

Convidado: Caio Santos

Resumo: nesse episódio, Caio Santos compartilha sua experiência como CEO da DataLawyer, lawtech que oferece soluções de jurimetria e gestão para melhorar a performance dos advogados. Além disso, o convidado explica como a disciplina funciona na prática. Vale a pena conferir.

  • Enfim, clique AQUI para ouvir o episódio.

É provável que você goste:

3 episódios de podcasts para saber mais sobre resolução de conflitos online (ODR)

2. Jurimetria, Legal Analytics e JUIT: faça as pazes com a matemática e ganhe mais dinheiro

Podcast: Lawyer to Lawyer

Convidado: Deoclides Neto

Resumo: o convidado deste episódio é Deoclides Neto, fundador e CEO da JUIT, uma lawtech focada em pesquisa jurídica e jurimetria sob demanda. Em síntese, o convidado oferece muita informação técnica a respeito do tema, apresentando todo seu potencial.

  • Enfim, clique AQUI para ouvir o episódio.

3. Jurimetria é tema de pesquisa na UFSCar

Podcast: ClickCiência

Convidado: Rafael Bassi Stern

Resumo: este episódio, em resumo, traz resultados de pesquisas sobre o campo da jurimetria. Rafael Bassi Stern, docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (DEs – UFSCar), compartilha o que descobriu pesquisando sobre esse campo em crescimento.

  • Enfim, clique AQUI para ouvir o episódio.

Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Jurimetria Neural identifica a probabilidade de perder a ação com base no perfil do julgador

Próximo

Nexialistas: serão eles os advogados do futuro?