3 livros estrangeiros para entender o futuro da Advocacia

Recentemente escrevi um texto com indicações de 3 livros para entender o futuro da Advocacia. Alguns leitores relataram que sentiram falta de mais títulos na língua portuguesa. O Brasil não dispõe de muitas obras a respeito da Advocacia 4.0, mas acredito que o cenário mudará nos próximos anos. Até lá, espero que as sugestões de hoje (3 livros estrangeiros) possam ser úteis para boa parte dos leitores.

Embora as indicações retratem experiências de outros países, é importante realçar que muitas das tecnologias mencionadas nas obras já estão sendo utilizadas em solo nacional. Aliás, alguns futuristas e especialistas estão convencidos de que é mera questão de tempo até que as soluções tecnológicas adotadas no exterior sejam empregadas, massificadamente, pelos escritórios de advocacia brasileiros.

3 livros estrangeiros para entender o futuro da Advocacia

Vamos, então, às indicações:

1. Digital Justice (2017), de Ethan Katsh e Orna Rabinovich-Einy

livros estrangeiros 01

A resolução conflitos online (ODR) já foi tema de alguns textos neste site. E é sobre este assunto que se debruça a primeira indicação de hoje: Digital Justice – Technology and the Internet of Disputes. Escrito por Ethan Katsh e Orna Rabinovich-Einy, dois especialistas em ODR, o livro apresenta novas ferramentas e soluções tecnológicas, tanto para solucionar quanto para impedir litígios.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o livro.

É provável que você também goste:

2. Rebooting Justice (2017), de Benjamin H. Barton e Stephanos Bibas

livros estrangeiros 02

Rebooting Justice: More Technology, Fewer Lawyers, and the Future of Law é um livro que merece ser lido. Escrita por Benjamin H. Barton e Stephanos Bibas, professores e pesquisadores com background na área criminal, a obra explora temas como tecnologias jurídicas, as novas abordagens que os advogados podem adotar para ter melhores resultados e a utilização de paralegais na prática.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o livro.

3. The Future of the Professions (2017), de Richard Susskind e Daniel Susskind

livros estrangeiros 03

Escrito por Richard Susskind, um dos maiores pesquisadores sobre o futuro do Direito, em coautoria com seu filho Daniel Susskind, economista e pesquisador, o livro explica de que modo as tecnologias estão impactando as profissões e como podemos enfrentar os novos desafios. Em suma, leitura recomendada para quem deseja entender sobre o futuro das profissões, incluindo a advocacia.

  • Enfim, clique AQUI para saber mais sobre o livro.

Gostou das indicações de livros estrangeiros para entender o futuro da Advocacia?

Aliás, faltou algum livro importante? Deixe seu comentário abaixo!


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

iProcessum utiliza inteligência computacional para diminuir trabalhos repetitivos dos advogados

Próximo

Cálculo Jurídico é uma plataforma de cálculos online que elimina a dor de cabeça dos advogados