3 palestras de Richard Susskind para entender o futuro do advocacia

Richard Susskind é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é o futuro da advocacia. E não é à toa: o professor britânico dedicou as últimas décadas em pesquisas, produzindo importantes trabalhos sobre as transformações no mercado jurídico. Seus estudos começaram nos anos 80 e, desde então, Susskind publicou obras de calibre, como The End of Lawyers (2008) e Tomorrow’s Lawyers (2013).

Ainda que muitos dos conceitos e estratégias abordados nos livros do professor britânico não se amoldem inteiramente ao contexto brasileiro, existem elementos preciosos que podem ser adaptados para aprimorar as atividades dos nossos profissionais. Sendo assim, conhecer as ideias de Richard Susskind é essencial aos profissionais da advocacia preocupados com o futuro do mercado jurídico.

O futuro do advocacia

Hoje selecionei 3 palestras essenciais de Richard Susskind para entender o futuro do advocacia, ministradas pelo professor em 2015, 2016 e 2017, respectivamente. No total, são mais de 3 horas de muito conteúdo. Os talks são em inglês, mas, para aqueles com dificuldade de compreensão na língua, é possível ativar, no símbolo de engrenagem (YouTube), a tradução automática para o português.

Vamos, então, às indicações:

1. The Future of the Professions, por Richard Susskind e Daniel Susskind (2015)

Nesta palestra, o professor britânico Richard Susskind fala ao lado de seu filho, o economista e pesquisador Daniel Susskind, sobre o livro The Future of the Professions. Richard e Daniel explicam de que forma as novas tecnologias estão impactando as profissões e como podemos enfrentar os novos desafios. Aliás, a palestra é recomendada para quem deseja entender sobre o futuro da advocacia.

Enfim, confira a seguir a palestra (em inglês):

É provável que você goste:

10 novas funções para os advogados do futuro, segundo Richard Susskind

2. Artificial Intelligence, por Richard Susskind (2016)

Neste talk, Richard Susskind esclarece de que maneira os avanços da inteligência artificial e machine learning estão modificando fundamentalmente o cenário jurídico e as demais profissões. Em suma, o professor britânico aborda ainda as questões éticas que estão sendo levantadas sobre a inteligência artificial, sobretudo envolvendo quem devem controlar e como devem gerenciadas as novas tecnologias.

Enfim, confira a seguir a palestra (em inglês):

3. Upgrading Justice, por Richard Susskind (2017)

Neste talk, o professor conta sua trajetória de pesquisas sobre futuro do Direito, iniciando na década de 80, em um momento no qual os escritórios de advocacia não levavam a sério suas previsões, até os tempos atuais, em que os advogados passaram a perceber as mudanças. Além disso, Susskind esclarece como a tecnologia está promovendo transformações no sistema judiciário em todo o mundo.

Enfim, confira a seguir a palestra (em inglês):

Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

2 podcasts para entender as novas tendências do mercado jurídico

Próximo

Advogados jamais deixarão de existir, afirma especialista em inteligência artificial