Localização do escritório de advocacia ainda é decisiva na hora da contratação

Compartilhe este conteúdo

A empresa de tecnologia Clio acaba de lançar a edição de 2022 de seu report anual Legal Trends. O relatório aponta que, embora os clientes prefiram reuniões virtuais a reuniões presenciais, eles levam muito em conta a localização do escritório de advocacia antes da contratação, privilegiando profissionais da mesma cidade ou do mesmo estado.

Localização do escritório de advocacia ainda é decisiva

De acordo com a pesquisa, a localização do escritório de advocacia está diretamente conectada à capacidade de resposta, sendo um fator extremamente relevante no momento em que os clientes decidem pela contratação. O termo “localização” abrange, em síntese, o fato de o advogado trabalhar na mesma cidade ou estado do cliente em potencial.

O levantamento revela que os clientes estão bastante ambientados às reuniões por videoconferência. E que mais clientes preferem reuniões virtuais (35%) a reuniões presenciais (28%). Além disso, a pesquisa da empresa Clio aponta que o fato de o advogado trabalhar em home office pouco influencia os clientes no momento da contratação.

Apesar de mais clientes preferirem reuniões virtuais em vez de reuniões presenciais, eles ainda querem que seus advogados sejam locais. – Legal Trends

Umas das hipóteses para justificar as respostas é que os clientes apreciam a comodidade das reuniões online, mas desejam de ter a opção de se encontrar pessoalmente com seus advogados, em algum momento futuro, para falar sobre seus casos judiciais. Assim sendo, a localização é decisiva para a contratação, para viabilizar esse desejo dos clientes.

É provável que você goste:

Conheça as principais tendências para o mercado jurídico de 2022

Clientes devem se importar cada vez menos com a localização

A tendência, conforme o relatório anual da Clio, Legal Trends, é que os clientes se importem cada vez menos com a localização de seus advogados. O report de 2023 provavelmente apresentará um cenário diverso de 2022, à medida que os clientes se adaptam ao contexto pós-pandemia. Aguardemos, em suma, as cenas dos próximos capítulos.

À medida que mais interações da empresa mudam para o online, os clientes podem se importar menos com o localização física de seus advogados. – Legal Trends


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?