Como usar o ChatGPT na advocacia

Compartilhe este conteúdo

O uso de ferramentas de inteligência artificial está oferecendo muitas vantagens para a advocacia, como o aumento da eficiência, a redução de custos e a melhoria na qualidade dos serviços prestados. Uma dessas ferramentas é o ChatGPT, o modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, que pode ajudar os advogados em diversas tarefas. Saiba hoje como como usar o ChatGPT na advocacia e obtenha mais resultados em seus casos.

ChatGPT na advocacia

Desde a reescrita de parágrafos prolixos de forma objetiva até a criação de resumos das teses apresentadas na petição, neste texto veremos como essa ferramenta pode auxiliar os advogados em seu trabalho diário:

1. Para reescrever parágrafos prolixos de forma objetiva

Uma das principais utilidades do ChatGPT para a advocacia é a possibilidade de reescrever parágrafos prolixos de forma objetiva. A ferramenta é capaz de produzir textos mais concisos e claros, ajudando profissionais da advocacia a transmitir as ideias de forma mais eficiente nas petições.

2. Para listar ideias de recursos visuais para usar na petição

Além disso, o ChatGPT na advocacia pode ser usado para listar ideias de recursos visuais que podem ser utilizados na petição, como gráficos, tabelas e imagens. O advogado pode pedir recomendações de elementos visuais conforme a tese jurídica apresentada, comunicando melhor seus argumentos.

3. Para antecipar as teses jurídicas da parte contrária

Outra utilidade do ChatGPT na advocacia é a possibilidade de antecipar as teses jurídicas da parte contrária. A ferramenta é capaz de gerar textos que representem o ponto de vista do profissional que defende os interesses da outra parte, permitindo que você, enquanto advogado, saiba de antemão o que pode vir.

4. Para criar títulos explicativos de tópicos de suas petições

O ChatGPT também pode ser utilizado para criar títulos explicativos de tópicos de suas petições, o que ajuda a organizar melhor as informações e facilita a compreensão do juiz. A técnica é muito eficaz para organizar a estrutura do raciocínio jurídico apresentados nas peças processuais.

5. Para criar roteiros e variações de perguntas para audiências

Para as audiências, o ChatGPT pode ser utilizado para criar roteiros e variações de perguntas que podem ser feitas às testemunhas ou ao próprio cliente. O profissional da advocacia pode gerar uma bateria de questionamentos, bem como indagações que decorrem das perguntas anteriores.

chatgpt na advocacia

6. Para gerar textos de e-mails para situações específicas

Além disso, o ChatGPT na advocacia pode ser usado para gerar textos de e-mails para situações específicas. O advogado pode, por exemplo, criar um modelo de mensagem eletrônica explicando as etapas do processo ou mesmo detalhando algumas questões técnicas da ação judicial.

7. Para mapear a concorrência em sua área de atuação

Outra utilidade do ChatGPT é a possibilidade de mapear a concorrência em sua área de atuação. A ferramenta pode ser utilizada para pesquisar informações sobre outros advogados que atuam na mesma área (ou mesmo em áreas diferentes) e identificar pontos fortes e fracos em suas estratégias.

8. Para criar resumos das teses apresentadas na petição

O ChatGPT também pode ser utilizado para criar resumos das teses apresentadas na petição, o que ajuda a reforçar as ideias centrais e a facilitar a compreensão do julgador. A utilização de uma página de resumo contribui para a navegação da peça, tornando a leitura mais prazerosa.

É provável que você goste:

3 ferramentas de inteligência artificial para advogados

Você já está utilizando a ferramenta?

A tecnologia é uma aliada e, a meu ver, jamais substituirá os advogados. Mas se você é um advogado que busca maneiras de aprimorar seu trabalho, o ChatGPT pode ser uma ótima opção. Experimente suas diversas funcionalidades e veja como elas podem ajudar você a ter mais resultados na prática.

Material com comandos para ChatGPT

Elaborei um material didático com comandos para ChatGPT, com objetivo de ajudar advogados em cada um dos oito pontos descritos neste texto. Se você deseja receber o material, envie uma mensagem para contato@bernardodeazevedo.com.

Quer estar por dentro de ferramentas de inteligência artificial para a advocacia?

Siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?