O avanço da tecnologia tem proporcionado grandes mudanças em todas as áreas da sociedade. Na advocacia, não é diferente. As ferramentas de inteligência artificial têm sido cada vez mais utilizadas para otimizar o trabalho dos advogados, proporcionando economia de tempo e soluções mais eficientes para os clientes.
Hoje, escrevo sobre três ferramentas de inteligência artificial que podem fazer a diferença na atuação dos advogados. Essas ferramentas são capazes de transformar a maneira como os profissionais da advocacia trabalham, permitindo a antecipação de teses jurídicas da parte contrária, a criação de vídeos explicativos e a transformação de áudios em texto.
Ferramentas de inteligência artificial
Descubra como essas ferramentas podem transformar a sua advocacia:
- ChatGPT
Com essa ferramenta, advogados podem reescrever textos, listar ideias de recursos visuais, antecipar teses jurídicas da parte contrária, criar roteiros de perguntas em audiências e gerar resumos de teses. Além disso, é possível agilizar o trabalho de pesquisa e produção de textos, garantindo maior eficiência na comunicação com o cliente e na elaboração de peças processuais.
É provável que você goste:
O que os juízes pensam sobre o uso do ChatGPT em decisões judiciais
2. Synthesia
O Synthesia é uma ferramenta de inteligência artificial que permite a criação de vídeos explicativos ou informativos sobre questões jurídicas complexas ou para criar apresentações com avatares (gêmeos digitais de atores reais). Essa ferramenta é muito útil para a elaboração de material de treinamento ou de marketing, já que permite a criação de vídeos personalizados com a identidade visual da empresa.
É provável que você goste:
Quer saber se sua advocacia será automatizada no futuro? Quebre-a em tarefas!
3. Voice Guru
O Voice Guru é uma ferramenta que transforma áudios de aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Signal e Telegram, em texto, facilitando a comunicação dos argumentos. Esse recurso pode ser muito útil para advogados que precisam fazer a transcrição de áudios de clientes ou testemunhas, garantindo maior agilidade na elaboração de peças processuais.
Inteligência artificial na advocacia
As ferramentas de inteligência artificial são um recurso valioso para os advogados. Ao permitir uma atuação mais eficiente, esses recursos podem fazer a diferença na fidelização de clientes, aumentando a competitividade no mercado.
Esteja sempre atualizado e capacitado para aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pela inteligência artificial, mas não esqueça que a utilização dela não substitui o papel do advogado na construção de suas teses e argumentos jurídicos.
A tecnologia é uma aliada, mas o conhecimento e experiência do advogado continuam (e continuarão) sendo relevantes.
Quer estar por dentro de ferramentas de inteligência artificial para a advocacia?
Siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.