Professor realiza aula de Direito Penal no metaverso

Compartilhe este conteúdo

O professor Raphael Chaia ministrou ontem (25) uma aula de Direito Penal para seus alunos no metaverso. Os estudantes do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), aprenderam sobre excludentes de ilicitude em um ambiente inovador e interativo. A aula ocorreu na AltspaceVR e durou 1h e 20min.

O professor usou o Oculus Quest 2, da Meta, para ministrar a aula. Já os alunos, em suma, acessaram por meio do desktop. Após a aula, tanto o professor quanto os alunos se reuniram na antessala para confraternizar e trocar impressões. A iniciativa abre novos caminhos para construir experiências de aprendizagem mais imersivas aos estudantes de Direito.

De acordo com o professor Raphael Chaia,

A experiência foi extremamente interessante e bem recebida pelos alunos. O espaço imersivo do Metaverso agrega mais interatividade e interesse que as tradicionais salas de reunião do Zoom ou do Meet, e confesso que a experiência pessoal fez com que eu mesmo revisse alguns paradigmas que eu tinha com relação à tecnologia. Há muito potencial para a educação no horizonte.

A foto a seguir, só para ilustrar, apresenta o professor fazendo os últimos preparativos antes da aula:

Após a aula de Direito Penal, o professor e os alunos se encontraram na antessala para conversar:

Enfim, qual a sua opinião sobre a iniciativa?

É provável que você goste:

O que os advogados podem fazer no metaverso


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?