Singapura lança roadmap para incentivar a inovação no setor jurídico

O Ministry of Law de Singapura lançou um roadmap de dez anos para incentivar a inovação no setor jurídico. Intitulada Technology and Innovation Roadmap (TIR), a iniciativa busca ajudar escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a manusear ferramentas tecnológicas, além de estimular estudantes de Direito a aprender habilidades digitais.

O programa, lançado durante o evento internacional TechLaw.Fest 2020, é fruto de uma série de workshops realizados entre os meses de abril e outubro de 2019. Só para ilustrar: os workshops reuniram especialistas da comunidade jurídica para debater questões relacionadas a serviços jurídicos, soluções tecnológicas, tendências globais e novos negócios.

roadmap 01
O programa busca ajudar escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

É provável que você goste:

Singapura aposta em programas governamentais para inovar o setor jurídico

Incentivando a inovação no setor jurídico

O Ministry of Law também pretende desenvolver uma plataforma com objetivo de ajudar escritórios de advocacia a encontrar o software certo para suas necessidades. Isso porque, ao adotarem soluções tecnológicas em suas rotinas, os profissionais da advocacia poderão aumentar sua produtividade e oferecer serviços mais qualificados para seus clientes.

Em síntese, o programa almeja inicialmente atender as necessidades dos escritórios de advocacia. Será elaborado um guia contendo maiores informações sobre inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas. A partir de 2021, o foco será os departamentos jurídicos, os quais terão acesso a soluções para reorganizar seus fluxos de trabalho.

Outras iniciativas do roadmap envolvem habilitar os advogados no manuseio de ferramentas tecnológicas, bem como incentivar as faculdades de Direito ensinar habilidades digitais para seus alunos. Somado a tantas outros projetos, o programa revela que Singapura definitivamente não mede esforços para incentivar a inovação no setor jurídico.

Confira a íntegra do roadmap

Enfim, clique AQUI para conferir o documento.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Por dentro do Buraco de Minhoca

Próximo

Plenário do CNJ aprova juízos 100% digitais