Tecnologia ajuda escritórios de advocacia a melhorar a qualidade dos serviços

Compartilhe este conteúdo

Recente pesquisa conduzida pela Oxford University revelou que as novas tecnologias estão ajudando os escritórios de advocacia a melhorar a qualidade dos serviços prestados. Conforme o estudo, que contou com a participação de 891 advogados, as soluções tecnológicas desempenham um papel de destaque nos fluxos de trabalho.

Tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços

O levantamento revela que a pandemia acelerou o uso de novas tecnologias nos escritórios, levando-os a oferecer novas formas de prestar seus serviços. Nos últimos 12 meses, mais de metade (55%) dos entrevistados incrementou o uso de tecnologia, enquanto pouco menos da metade (48%) fez alterações na forma de entregar suas soluções jurídicas.

Conforme os participantes, a tecnologia ajuda a melhorar a qualidade dos serviços prestados (72%), contribuindo para aprimorar a eficiência dos fluxos de trabalho (71%). Ainda de acordo com os entrevistados, as soluções tecnológicas ajudam as equipes a trabalhar com mais flexibilidade (44%) e reduzem custos na entrega dos serviços (33%).

Leia o Technology and Innovation in Legal Services

melhorar a qualidade 01
A conclusão é de recente pesquisa da Oxford University

Clientes mais exigentes do que nunca

O aumento do uso de tecnologia se deve, em parte, para manter a continuidade dos serviços enquanto a pandemia não cessa e, em parte, para atender às expectativas dos clientes. É o que demonstra, aliás, outra pesquisa divulgada neste ano pela Wolters Kluwer. De acordo com o levantamento, os clientes passaram a requisitar novas tecnologias.

Leia o 2021 Wolters Kluwer Future Ready Lawyer Survey Report

Só para ilustrar: algumas empresas já exigem que os escritórios de advocacia descrevam quais soluções tecnológicas estão sendo adotadas para aumentar a produtividade e a eficiência. As organizações estão encerrando as relações contratuais com bancas que não atendem os critérios de avaliação pós-pandemia. São, sem dúvida, novos tempos.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Bernardo de Azevedo

Advogado. Doutorando em Direito (UNISINOS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Especialista em Computação Forense e Segurança da Informação (IPOG). Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade FEEVALE e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Rolar para cima