O Twitter está testando uma nova função para denunciar fake news. A plataforma anunciou nesta segunda-feira (17) um mecanismo de denúncia de conteúdos que violem suas regras sobre informações enganosas. Antes disponível apenas nos EUA, Coreia do Sul e Austrália, o recurso agora passará a valer no Brasil, Espanha e Filipinas.
Desde o lançamento do mecanismo, ainda em fase de teses, a plataforma recebeu 3,73 milhões de denúncias relativas a 1,95 milhão de diferentes tweets publicados por 64 mil contas distintas. Em síntese, menos de 10% (dez por centro) da amostra de tweets analisada pelss equipes do Twitter correspondia, de fato, a violações de suas políticas.
Nova função para denunciar fake news no Brasil
Com o novo recurso, o Twitter espera que suas equipes consigam “entender melhor novas narrativas e tendências em desinformação, em escala”. Além disso, as expectativas são de que a funcionalidade contribua também para “detectar conteúdo enganoso no Twitter em tempo real”. A plataforma testará a funcionalidade agora também no Brasil.
Em comunicado, o Twitter destacou que está “expandindo esse recurso de teste para pessoas que twittam do Brasil, Espanha ou Filipinas”. A plataforma acrescentou que recebeu 3 milhões de relatórios dos usuários denunciando tweets que violam suas políticas. Tais denúncias ajudarão a plataforma a entender novas tendências de desinformação.
O anúncio foi realizado duas semanas após o tema ter sido alvo de críticas na própria plataforma. Internautas brasileiros pediram ao Twitter que agisse de forma mais rígida contra a desinformação, sobretudo relacionada à pandemia. A hashtag “#TwitterApoiaFakeNews” ficou recentemente no primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no país.
É provável que você goste:
3 cuidados para não cair no golpe do pendrive infectado
Veja, em síntese, a seguir como usar a função:
- Acesse o tweet com a notícia falsa;
- Clique no botão “…”;
- Selecione a opção “Denunciar Tweet”;
- Então, selecione a opção “As informações são enganosas”;
- Selecione a categoria da fake news.
Pronto! Você receberá uma confirmação de que a denúncia foi recebida pela plataforma. Feito isso, em suma, o Twitter avaliará o conteúdo e utilizará a denúncia para desenvolver novas formas de reduzir as fake news. Acabar com as notícias falsas não é tarefa fácil, mas o novo recurso do Twitter é um primeiro caminho para minimizá-las.
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.