A 2ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina (PE) desenvolveu um guia informativo visual para orientar as partes sobre o funcionamento das audiências de suspensão condicional do processo. Baseado nas técnicas de Visual Law, o documento reúne ícones, ilustrações e um QR Code para fornecer orientações essenciais a pessoas acusadas criminalmente.
Guia informativo visual
Conforme o magistrado responsável pela unidade judiciária, Elder Muniz de Carvalho Souza, o modelo serve para que os cidadãos leigos entendam a situação de imediato. O documento permite que as partes saibam os próximos passos do processo e compreendam que contam com a assistência da Defensoria, caso não possam contratar um advogado:
As técnicas de Visual Law surgiram como apropriadas para amenizar o distanciamento entre a linguagem jurídica e o cidadão; combatendo uma cena muito vista até então, que é do acusado questionar ao Oficial de Justiça ou a Vara o que está acontecendo. – Elder Muniz de Carvalho Souza (Juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina)
Só para ilustrar, conheça o guia informativo visual produzido pela vara criminal:
É provável que você goste:
TJRS adota recursos visuais para facilitar acesso das partes às audiências virtuais
Unidades judiciárias apostam nos recursos visuais
Em meio à pandemia, unidades judiciárias ao redor do país estão apostando em recursos visuais. O objetivo, em suma, é orientar as partes sobre o funcionamento de audiências virtuais e outros procedimentos judiciais. Além da experiência em Pernambuco, as técnicas de Visual Law também vêm sendo experimentadas no Rio Grande do Sul e Maranhão.
No Rio Grande do Sul, a Vara de Acidente do Trabalho e a 3ª Vara da Fazenda Pública, ambas de Porto Alegre, estão adotando elementos visuais para aprimorar a comunicação com os jurisdicionados. Já no Maranhão, a 1ª Vara de Presidente Dutra enxergou no Visual Law uma oportunidade de tornar a comunicação oficial mais clara e compreensível.
Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.