As pesquisas conduzidas pelo grupo VisuLaw vêm oferecendo inúmeros aprendizados sobre o Poder Judiciário. Com os levantamentos publicados em 2021 e 2022, compreendemos o que os juízes (estaduais e federais) apreciam e o que não apreciam nas petições. E, nesse âmbito, três elementos visuais devem ser usados com cautela.
Elementos visuais que devem ser usados com cautela nas petições
Em síntese, conheça hoje quais são eles:
1. QR Codes
Os QR Codes exigem trabalho adicional dos juízes. Em suma, os magistrados devem desempenhar uma série de etapas manuais para acessar os códigos bidimensionais. Se você decidir utilizá-los nos processos eletrônicos, opte por hiperlinks ou imagens clicáveis. Faça os passos a seguir para criar uma imagem clicável no Microsof Word:
- Em primeiro lugar, abra o vídeo que você deseja juntar nos autos;
- Use o print screen para capturar um frame do vídeo;
- Insira a imagem capturada no Microsoft Word;
- Coloque a imagem no documento;
- Clique-a utilizando o botão direito do mouse;
- Selecione, então, a opção “Link”;
- Finalmente, insira o URL do vídeo (YouTube, Vimeo, etc.).
2. Vídeos
Os vídeos normalmente estão atrelados aos QR Codes. Desse modo, compartilham com eles os mesmos problemas. Se você decidir utilizá-los, opte por vídeos curtos e pontuais. Informe também duração do conteúdo, para que o magistrado mensure o tempo que dedicará para assisti-lo, e use alguma imagem chamativa (como thumbnail).
É provável que você goste:
O juiz não está abrindo os vídeos das suas petições? Essas 3 técnicas vão ajudar
3. Ícones
A depender do tipo, os ícones podem assumir um aspecto infantilizado e ser visto com resistência por determinados magistrados. Se você decidir utilizá-los ainda assim, faça-o somente se necessário. Além disso, opte por ícones diretos ao ponto, preferindo as convenções (como o uso de clipes para representar os anexos, por exemplo).
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Siga-me, então, no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.