O centro universitário Uniftec recentemente realizou a primeira audiência simulada no metaverso. Coordenada pela professora Fernanda Pimentel, a iniciativa buscou apresentar aos alunos do curso de Direito o potencial do ambiente virtual para popularizar a educação jurídica e desenvolver experiências de aprendizagem imersivas.
Bastidores da iniciativa
A ideia do projeto surgiu durante a Festa da Uva, uma feira tradicional em Caxias do Sul (RS). Durante a última edição da festa comunitária, os professores da Uniftec conversaram sobre a possibilidade de realizar a primeira audiência simulada no metaverso. Como destaca a professora Fernanda Pimentel, que coordenou a iniciativa:
Os professores do curso participaram desde o início. Juntos escolhemos tema para a audiência, definimos as turmas que seriam envolvidas. Os alunos assim começaram a participar, mas não faziam ideia do que estava sendo construído. – Fernanda Pimentel
Aos poucos, os professores começaram a envolver mais os alunos. A empolgação tomou conta da maioria logo que os primeiros detalhes foram revelados. Os professores pediram que os estudantes mantivessem sigilo, para que, em sintese, a Uniftec tivesse a oportunidade de ser a primeira a realizar uma audiência simulada no metaverso:
Concomitante ao labor acadêmico, definimos quem seriam os profissionais para conduzirem a audiência. Logo de início fomos unanimes que precisa ser “juiz de verdade”, “promotor de verdade” e “advogado de verdade”. – Fernanda Pimentel
Os participantes escolheram a juíza Joseline Pinson de Vargas para coordenar a audiência. Em seguida, o advogado Ivandro Bitencourt Feijó aceitou o convite e interagiu com os alunos que estavam participando da elaboração das peças processuais. A terceira convidada foi a promotora de Justiça Jeanine Mocellin, que também aceitou o desafio.
É provável que você goste:
Professor realiza aula de Direito Penal no metaverso
Primeira audiência simulada no metaverso
O ato judicial simulado teve 1h30min de duração e contou com conteúdo jurídico de elevada qualidade. Os estudantes vibraram com a iniciativa, registrando tudo em fotos e print screens. A iniciativa, em suma, abrirá caminhos para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem mais imersivas aos alunos do curso de Direito.
Assista, enfim, à audiência simulada na íntegra:
Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?
Então, siga-me no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.