Empresa aposta no design visual e interativo para esclarecer conceitos jurídicos

A conexão entre o Direito e o Design vem se expandindo ao redor do mundo, incentivando empresas e organizações a oferecerem soluções para agilizar a maneira como os serviços judiciais são entregues aos jurisdicionados; aprimorar a experiência dos clientes durante os ritos e processos judiciais; e facilitar a compreensão de conceitos jurídicos.

A Dejure Design é umas das empresas que vem contribuindo para disseminar o Legal Design e o Visual Law mundo afora. Fundada em 2014, a estadunidense fornece serviços de design visual e interativo para organizações de justiça social que buscam tornar as informações jurídicas mais acessíveis e envolventes. Confira, em síntese, alguns cases da empresa:

1. Guias informativos para pacientes com câncer

Pacientes com câncer enfrentam verdadeiros labirintos legislativos nos EUA. São diversas leis federais, estaduais e municipais que  causam confusão sobre pontos como proteção no emprego e reposição salarial. A pedido da LAS-ELC, o time da Dejure Design elaborou guias informativos e visuais para que os pacientes compreendam seus direitos.

design 01
Clique para mais zoom

É provável que você goste:

Conheça o guia ilustrado que está ajudando vendedores de rua em Nova York

2. Relatórios técnicos com recursos visuais

A equipe da Dejure Design recentemente transformou um relatório em texto da UC Berkeley School of Law Human Rights Center em um documento repaginado, com ícones, gráficos e outros recursos. Em suma, o relatório apresenta as conclusões de uma pesquisa realizada com testemunhas que prestaram depoimento no Tribunal Penal Internacional.

design 02

3. Fluxogramas para ensinar procedimentos judiciais

A pedido da United States Institute of Peace, a Dejure Design desenvolveu um fluxograma para explicar as diferenças entre os modelos Common Law e Civil Law; esclarecer como funcionam os ritos e procedimentos; e sintetizar as funções de atores judiciários. O material, só para ilustrar, foi adaptado para três línguas distintas: inglês, francês e árabe.

design 03

É provável que você goste:

Visual Law passa a ser diferencial em vagas de emprego

4. Linhas do tempo interativas

A equipe da Dejure Design criou um linha do tempo interativa para ilustrar os casos que chegam ao Tribunal Penal Internacional. Em síntese, o wireframe apresenta o trajeto de um caso hipotético, desde o crime até a sentença. Além disso, incorpora ícones, ilustrações e mensagens em pop-up, para responder a perguntas frequentes dos usuários.

Clique AQUI para ver mais cases da Dejure Design.

Mais sobre Legal Design e Visual Law

Além da Dejure Design, o Graphic Advocacy Project (GAP) é outra iniciativa que está desenvolvendo projetos em solo estadunidense. Com o lema Visualize Justice, aliás, a empresa busca tornar os conceitos jurídicos acessíveis a todos. O GAP desenvolve facilitações gráficas personalizadas para que as pessoas compreendam seus direitos e deveres.


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me, então, no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Conceitos jurídicos podem ser mais acessíveis por meio da comunicação visual

Próximo

Utah autoriza primeiro escritório de advocacia sem advogados como sócios