Juristec+ oferece soluções de Business Intelligence e Data Analytics para o mercado jurídico

Continuo a série de entrevistas com (co)fundadores de lawtechs e legaltechs brasileiras. Hoje é a vez de conhecer a Juristec+, uma startup que oferece soluções de Business Intelligence e Data Analytics para o mercado jurídico. Conversei com o CEO Rui Caminha a respeito do surgimento e funcionamento da Juristec+, bem como sobre os planos para o futuro.

Business Intelligence 01

1. Em primeiro lugar, como surgiu a Juristec+?

A Juristec+ surgiu em 2015 com foco em trazer soluções em tecnologia jurídica capazes de resolver a “dor crônica” relacionada à gestão e redução de passivos jurídico-financeiros. A baixa previsibilidade e ausência de “standerização” na administração de demandas jurídicas podem criar grandes distorções no contingenciamento e provisionamento de passivos, realizações de acordos e na tomada de decisões sobre o melhor curso a seguir em cada processo.

A partir dessa necessidade de maior previsibilidade de gestão criamos o primeiro software jurídico-preditivo do Brasil e, em seguida, ampliamos nossas linhas de desenvolvimento para tratar de todo aspecto do “dado” legal, desde sua captura, leitura, estruturação, visualização e transformação em informação através do nosso sistema próprio de BI Jurídico. 

É provável que você goste:

LDSOFT oferece soluções de gestão e acompanhamento de processos de propriedade intelectual

2. Em síntese, quais são os serviços oferecidos pela Juristec+?

O foco do Juristec+ é o desenvolvimento do “Legal Metrics”, único software de Business Intelligence e Data Analytics desenvolvido exclusivamente para o mercado Jurídico. O Legal Metrics é uma plataforma que, a partir de bases de dados dos clientes e/ou tribunais, transforma as mesmas em dashboards e indicadores de forma rápida e dinâmica. Integrados ao sistema Legal Metrics estão as demais verticais de atuação do Juristec+: Auditoria e Higienização de Dados, Data Crawlers, Jurimetria Aplicada e Visual Law.

3. Só para ilustrar, qual é o diferencial em relação às demais startups que oferecem soluções similares?

O Juristec+ apresenta diferenciais técnicos e de “objetivo” quando comparado no mercado. Em termos técnicos, tem-se a tecnologia própria, o time formado por PhDs em Matemática/Estatística, Ciência da Computação e Direito e uma série de funcionalidades do sistema em si, como: mais de 200 templates e 5000 indicadores jurídicos prontos para serem utilizados pelos clientes; criação livre dos seus próprios dashboards; capacidade de criação de perfis de carteira, advogados e acordos; compartilhamento de dashboards com clientes; combinação de indicadores da área jurídica com bases de outros segmentos como RH, Financeiro, Contábil, Operacional etc. Quanto ao objetivo, temo um Propósito Transformador Massivo (MTP) bem definido, voltado à formação e educação dos nossos usuários.  

Sobre Business Intelligence, é provável que você goste:

LawVision oferece soluções de BI para escritórios de advocacia

4. Em suma, a Juristec+ tem um Propósito Transformador Massivo (MTP)? Se sim, qual?

Criar, Melhorar e Expandir a Ciência de Dados Jurídica. 

5. Quem são, aliás, as pessoas por trás da Juristec+?

  • Rui Caminha – Sócio-fundador e CEO, Advogado e Empreendedor, 15 anos de experiência no mercado jurídico, referência em processos de transformação jurídica;
  • Patrick Shinzato – CTO, PhD em Ciência da Computação. Especialista em inteligência artificial;
  • Vinicius Siqueira – CRO, Doutor em matemática – estatística. Ênfase em probabilidades e processos estocásticos.
  • Bruna Demes – COO, Especialista em gestão da inovação. Advogada e Mestre em história;
  • Reginaldo Canova – CFO & PMO. MBA Finanças & Marketing, Engenheiro / Cientista de dados e sistemas;
  • Alexandre Siphone – Doutorando e Professor em Direito do Trabalho com mais de 25 anos de experiência entre gestão de RH e contencioso/preventivo trabalhista;

6. Enfim, quais são os planos da Juristec+ para os próximos anos?

Alcançar o nosso Propósito Transformador Massivo (MTP) através da expansão do conhecimento em ciência de dados jurídica e na consolidação do sistema Legal Metrics como a principal ferramenta de mercado. Em termos de criação e desenvolvimento, temos um ciclo completo de novidades para release ao longo do ano, de forma que a plataforma esteja sempre atualizada, mais intuitiva e capaz de resolver o problema dos nossos clientes.


Quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

Como serão as estações de trabalho em 2030?

Próximo

Legal Design é objeto de pesquisa em laboratório de inovação