Lançado o primeiro livro sobre Visual Law do Brasil

Acaba de ser lançado, pela Editora Revista dos Tribunais (Thomson Reuters), o primeiro livro sobre Visual Law do Brasil! Organizada por mim e Ingrid Barbosa Oliveira, a obra Visual Law: Como os Elementos Visuais Podem Transformar o Direito é composta de 12 artigos escritos por pesquisadores do grupo de pesquisa VisuLaw.

O primeiro livro sobre Visual Law do Brasil

Todos os textos são, em síntese, redigidos a partir de óticas interdisciplinares, cada qual abrangendo um recorte temático e revelando as inúmeras interlocuções possíveis entre o Direito e o Design. Além disso, ao examinar algumas páginas do livro, o(a) leitor(a) perceberá também que os artigos do livro são acompanhados de facilitações gráficas.

As facilitações gráficas são inseridas tanto no começo, sob a forma de folhas de rosto, quanto no corpo dos textos. O objetivo, portanto, é antecipar informações relevantes antes que a leitura seja iniciada, bem como reunir ícones, pictogramas, QR Codes, fluxogramas e outros recursos visuais para facilitar a compreensão e a retenção dos conteúdos.

É provável que você goste:

4 eBooks sobre Legal Design e Visual Law

Todas as ilustrações foram pensadas para oferecer aos leitores a melhor experiência possível. Além dos 12 artigos que abordam as intersecções entre o Direito e o Design de forma original, o(a) leitor(a) terá a oportunidade de desfrutar de um prefácio escrito por Alexandre Zavaglia, um dos profissionais pioneiros em difundir o campo no País.

Embora tenham sido lançados eBooks sobre Visual Law, como já divulguei neste próprio site, é o primeiro livro (físico, impresso) a ser lançado sobre o tema no Brasil. Há muito a explorar na coletânea, que oferece recortes temáticos relevantes sobre o campo. De acordo com o professor Alexandre Zavaglia, em trecho extraído do prefácio da obra:

Ao longo de seus capítulos, o livro trata de temas novos e de grande relevância, sobre como o design jurídico e o Visual Law podem contribuir para a eficiência da jurisdição, para democratizar o acesso à justiça, como método adequado para resolução de conflitos e os demais impactos dos recursos visuais no âmbito jurídico. Ainda, sobre o uso desses artifícios nos contratos, como ícones de privacidade diante da LGPD, na compreensão do Direito Espacial, nas questões relacionadas aos planos de saúde, no Direito Eleitoral e demais aplicações por departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. – Alexandre Zavaglia

Clique na imagem a seguir para adquirir sua versão impressa:

livro sobre Visual Law 01

Já se prefere a edição digital (eBook), clique na imagem a seguir:

Tenha uma excelente leitura!


Enfim, quer estar por dentro de tudo que envolve Direito, inovação e novas tecnologias?

Então, siga-me no FacebookInstagram e LinkedIn e acompanhe conteúdos diários para se manter atualizado.

Bernardo de Azevedo

Advogado, empreendedor, professor e pesquisador de novas tecnologias. Acredita no poder da informação como forma de incentivar as pessoas a promover mudanças.

Anterior

4 eBooks sobre Legal Design e Visual Law

Próximo

TJSP anula audiência virtual, após advogado não receber link de acesso